A calçadista Mulher Sofisticada, sediada em Três Coroas, no Vale do Paranhana, encerrou as atividades na manhã desta segunda-feira (15). A empresa deve protocolar pedido de autofalência ainda nesta semana, após acumular dívidas de R$ 18,3 milhões.
Fundada em 2012, a fábrica chegou a produzir 3,7 mil pares de calçados femininos por dia, atendendo grandes marcas nacionais. A crise teve início em 2018, com a inadimplência de um dos principais clientes.
A situação se agravou com a pandemia, em 2020, quando a empresa passou a operar com apenas 50% da capacidade produtiva. Em 2022, dois outros clientes faliram. Já em 2024, os impactos das enchentes no RS prejudicaram a recuperação. Neste ano, o tarifaço dos Estados Unidos também afetou a operação.
De acordo com o escritório MSC Advogados, responsável pelo processo de autofalência, houve tentativa de renegociação do passivo, mas sem sucesso.
“Lamentamos muito. Com certeza é um dia triste para todos nós, mas precisamos encerrar para garantir o pagamento dos direitos trabalhistas e outros débitos”, afirmou João Batista, diretor da empresa.
Até a última semana, a produção era de 1,5 mil pares por dia. A calçadista contava com cerca de 80 funcionários, e os salários deste mês serão pagos entre hoje e amanhã, conforme a direção.