A mostra “Museu do Trabalho Gráfico” será inaugurada no dia 27 de setembro, às 14h, no espaço Vitrine + RS Criativo, localizado no térreo da CCMQ* (Casa de Cultura Mario Quintana). Reunindo parte da produção e da memória do Museu do Trabalho, a exposição estará aberta à visitação de quinta a domingo, das 13h30 às 18h30.
O público poderá adquirir obras da coleção do Consórcio de Gravuras e Fotografias. Este é um sistema criado em 1996 e que oferece gravuras a preços acessíveis para difundir a técnica e apoiar as atividades do Museu. E, também, adquirir publicações como zines, revistas, livros, cartazes, prints e pequenas ilustrações de diferentes artistas.
Além disso, serão expostas fotografias que resgatam a trajetória da instituição e itens de seu acervo, produzidos por meio de técnicas como xilogravura, litogravura e gravura em metal. A exposição conta com obras dos artistas Britto Velho, Elida Tessler, Maria Tomaselli, Fabio Zimbres, Rochelle Costi, Lucia Koch, Marilice Corona e Jailton Moreira, entre outros.
“Com o Museu fechado há mais de um ano, estávamos com muita vontade de nos envolver com esse tipo de evento. Vai ser uma boa oportunidade para o público adquirir obras de arte a bons preços”, afirma o administrador do Museu do Trabalho, Hugo Rodrigues.
Segundo Rodrigues, a Vitrine receberá a área mais gráfica do Museu, com exposição das matrizes de todas as técnicas de gravura, além dos utensílios usados na gravação e na impressão dessas técnicas.
Museu do Trabalho
A fundação do Museu do Trabalho ocorreu em 7 de dezembro de 1982, em Porto Alegre. Trata-se de um espaço independente dedicado à arte contemporânea, com forte atuação nas artes gráficas e cênicas.
Sua oficina de gravura é referência no Estado. A manutenção da instituição ocorre por meio de atividades próprias, locações de espaços, mensalidades de oficinas e do Consórcio de Gravuras e Fotografias.
Após sofrer danos significativos com a enchente que, em maio de 2024, atingiu o Rio Grande do Sul, o Museu recebeu autorização para captar recursos via Lei Rouanet. Atualmente, conta com um projeto de recuperação assinado pelo arquiteto Flávio Kiefer, que prevê obras emergenciais e posterior reestruturação completa dos espaços.
Vitrine
O projeto Vitrine CCMQ + RS Criativo existe desde maio de 2021 e tem o intuito de dar visibilidade e gerar renda para coletivos de artistas e artesãos, incentivando a economia criativa no RS. A iniciativa é do programa RS Criativo e pela CCMQ, por meio da AACCMQ (Associação de Amigos da Casa).
A ocupação pela exposição “Museu do Trabalho Gráfico” integra o plano bianual da CCMQ, financiado pela Lei Rouanet. A apresentação é da Petrobras e que conta com:
- Patrocínio direto do Banrisul; Patrocínio prata de Hyundai, Paraflu e Lojas Renner;
- Apoio de Tintas Renner, Banco Topázio, iSend e Senior Sistemas;
- Realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.
* Instituição da Sedac (Secretaria da Cultura)