Lar Últimas notícias CCBB em SP apresenta movimento cinematográfico indígena

CCBB em SP apresenta movimento cinematográfico indígena

0 comentários
ccbb-em-sp-apresenta-movimento-cinematografico-indigena

Logo Agência Brasil

Uma mostra inédita e gratuita em São Paulo vai apresentar a produção realizada por cineastas de diversos povos indígenas do Brasil.

Chamada de Cosmologias da Imagem: cinemas de realização indígena, a mostra é composta por 33 filmes que destacam o movimento cinematográfico indígena, entre filmes experimentais, documentários e filmes-performance. O evento reúne cineastas de diversos povos e regiões brasileiras como Maxakali/Tikmũ’ũn, Kuikuro, Yanomami, Mbya-Guarani, Guarani Nhandeva, Tupinambá, Karapotó, Awa Guajá/Tentehara/Guajajara, Huni Kuin, Xakriabá, Mebêngôkre-Kayapó, Baniwa, Krahô, Xavante, Tupi, Fulni-ô e Kaiabi.

Notícias relacionadas:

  • Mulheres mostram trabalhos que denunciam violações de direitos humanos.
  • CCBB do Rio recebe mostra com filmes de cineastas indígenas.

Os filmes selecionados para o evento abordam temas como terra, território, rituais e a relação dos povos com a natureza, sempre a partir de uma perspectiva de autorrepresentação. A curadoria é de Olinda Tupinambá e Júnia Torres.

“É extremamente importante que os povos possam fazer seus próprios filmes e é importante pensar em distribuir essas produções, pois só assim teremos a possibilidade de fortalecer o cinema nacional feito pelos povos indígenas”, disse Olinda, em nota.

Entre os destaques da mostra estão os primeiros filmes que foram dirigidos e filmados por mulheres Yanomami: Yuri uxëatima thë – A Pesca com Timbó e Thuë pihi kuuwi – Uma Mulher Pensando.

A programação foi dividida em 17 eixos temáticos e inclui também atividades paralelas, como uma mesa-redonda, que será realizada no dia 30 de abril, às 18h, com a presença das curadoras e dos cineastas Sérgio Yanomami e Vincent Carelli. Há ainda duas sessões comentadas: uma dos filmes O Verbo se Fez Carne; Kaapora, o Chamado das Matas; e Ibirapema, que será realizada no dia 27 de abril, e outra com a exibição dos filmes Os Sonhos Guiam; Aguyjevete, Avaxi’i; e Bakish Rao: Plantas en Lucha, que acontece no dia 1º de maio.

O festival ocorre entre os dias 26 de abril e 25 de maio no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro de São Paulo. A programação está disponível no site da mostra.

Além de São Paulo, a exposição será levada também ao CCBB Rio de Janeiro, de 14 de abril a 12 de maio.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.