A terceira edição da Semana do Horror ocorre de 24 de outubro a 2 de novembro, na CCMQ* (Casa de Cultura Mario Quintana). Trata-se de programação temática realizada à época do Dia das Bruxas.
Espalhadas por diversos espaços da Casa, as atividades incluem instalações educativas, contações de histórias, sessão de filme, espetáculo drag, debates e lançamentos literários. A participação é gratuita, com exceção da programação de cinema.
Início da programação
A programação será aberta no dia 24 de outubro (sexta-feira), no Jardim Lutzenberger, com a instalação educativa “Narrativas do Sul”. Em cartaz até 2 de outubro, a atração propõe uma reflexão sobre lendas urbanas, cosmovisões indígenas e folclore, por meio de máscaras em papel machê inspiradas em personagens como o Negrinho do Pastoreio e a Salamanca do Jarau.
No mesmo dia, 24 de outubro, a Cinemateca Paulo Amorim exibe o filme “Halloween: a noite do terror” (1978), de John Carpenter. A obra consolidou o terror slasher ao acompanhar Michael Myers, um assassino mascarado que retorna à sua cidade natal para perseguir jovens, simbolizando o mal puro e inexplicável que ameaça a aparente segurança suburbana.
A sessão acontece às 19h30, na Sala Paulo Amorim, e conta com um bate-papo com o crítico de cinema e pesquisador W. Dalenogare. No valor de R$ 20, os ingressos estarão à venda uma semana antes da exibição, na bilheteria da Cinemateca.
A conversa “O que os monstros dizem de nós?” ocorre também no dia 24, às 19h30, como um convite para refletir sobre os medos que atravessam a cultura. Conduzida pelo doutor em História Odir Fontoura, a aula propõe uma retrospectiva interdisciplinar da história do terror: dos vampiros aos fantasmas, passando por zumbis e demônios, para investigar o que essas figuras clássicas revelam sobre angústias, fantasias e trajetórias. O encontro será realizado no Auditório Luis Cosme, e não é necessário fazer inscrição prévia.
Programação diversificada
Na tarde de 25 de outubro (sábado), das 15h às 16h, a Biblioteca Lucília Minssen receberá bruxinhos e bruxinhas para um momento de contação de histórias com a intérprete Jane Michels. Com histórias da série de livros “A Bruxa Filó”, a atividade promete encantar as crianças e despertar a imaginação em um clima lúdico e divertido, com direito a acessórios.
Já em 30 de outubro (quinta-feira), o músico e pesquisador Hernandez André Neto ocupa a Sala Sérgio Napp 2 com a roda de conversa “Lendas do Centro e além”. A atividade, que ocorre entre 19h30 e 21h, revisita histórias sombrias do Centro Histórico de Porto Alegre, incluindo casos famosos como Estrychnina, Maria Degolada, diabo na sacristia e a tragédia da Rua da Praia, convidando os presentes a experimentarem a cidade por meio de seus fantasmas, violências e segredos esquecidos.
Marcando o Dia das Bruxas, em 31 de outubro (sexta-feira), o Palco Lory F. recebe o espetáculo “Halloween Queens”, no qual as drags Rebeca Rebu, Katrina Addams, Ayö e Jonas Vidal vivem uma performance que celebra o horror, o humor e a arte. Com referências da cultura pop de terror, o público será levado a uma experiência sensorial entre sustos, risadas e surpresas. O evento está marcado para as 20h.
Além disso, na mesma noite, haverá uma visita guiada à altura do simbolismo da data. A partir das 21h30, a “Mediação Especial: Terror Gaúcho” percorrerá a Casa de Cultura compartilhando lendas urbanas, folclores regionais e deidades. Voltada para maiores de dez anos, a atração receberá um grupo limitado, e as inscrições já podem ser realizadas no link.
A Biblioteca Lucília Minssen recebe, em 1º de novembro (sábado), outro momento de contação de histórias infantis, das 15h às 16h. Com interpretação da escritora Helô Bacichette, o livro “A Bruxa Zambuzada” sairá do universo das páginas e virá ao mundo real, com o poder da imaginação dos pequenos.
Às 16h, na Sala Sérgio Napp 2, ocorre o sarau de lançamento do livro “Tu, Frankenstein: Nova Era”. A obra conta com textos de Adriana Maschmann, Amanda Leonardi, Gilberto Fonseca, Gustavo Melo Czekster, Juliane Vicente, Lucas Borne, Mariana Bortoletti, Marina Mainardi, Mario Pool, Miriam N. Dohrn e Irka Barrios, além da curadoria de Duda Falcão, reunindo contos de ficção científica, horror e fantasia criados durante o evento “Tu, Frankenstein”, realizado na Semana do Horror de 2024, na CCMQ. No evento, também haverá uma sessão de autógrafos.
Encerrando a programação, o espetáculo “Noites de Wallowing” será apresentado na recepção da Ala Leste, das 17h às 18h. A performance traz ao público uma narrativa teatral de bonecos e sombras, que mistura poesia, música e teatro de objetos para revisitar fantasmas literários, riffs do rock e encontros imaginários de Mario Quintana.
Apoio e realização
O plano bianual da CCMQ é financiado pela Lei Rouanet e apresentado pela Petrobras, e conta com patrocínio direto do Banrisul; patrocínio prata da Hyundai, Paraflu e Lojas Renner; apoio de Tintas Renner, Banco Topázio, iSend e Senior Sistemas; e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.
*Instituição da Sedac (Secretaria da Cultura)
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.