A CEEE Equatorial ativou seu plano de contingência diante da previsão de formação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. A concessionária atua em 72 municípios do Estado.
O abastecimento da empresa acabou bastante afetado nos últimos temporais. No mais recente ciclone extratropical, por exemplo, mais de 430 mil unidades consumidoras tiveram desabastecimento. O serviço foi retomado em sua totalidade quatro dias depois das tempestades.
As 13 bases operacionais da área de concessão em “estado de prontidão”. Conforme a empresa, a medida permite reforço no atendimento emergencial para possíveis danos à rede elétrica e interrupções no fornecimento.
Conforme a previsão do tempo, o fenômeno pode provocar temporais isolados, chuva forte, vendavais e eventual queda de granizo. As rajadas de vento podem atingir até 90 km/h em diversas regiões e alcançar os 100 km/h em áreas da faixa litorânea e da Lagoa dos Patos.
A preocupação se estende até a sexta-feira (22), quando o avanço de nova instabilidade climática volta a elevar os riscos para o sistema elétrico. Os ventos intensos, combinados ao solo já encharcado pelas chuvas recentes, aumentam as chances de quedas de árvores, destelhamentos e danos estruturais — o que pode impactar o fornecimento de energia em parte da área de concessão.
Diante desse cenário, a CEEE Equatorial orienta que a população mantenha distância de cabos rompidos ou estruturas danificadas e priorize os canais oficiais para registro de ocorrências:
- WhatsApp Clara: (51) 3382-5500
- Site: www.equatorialenergia.com.br
- Central de Atendimento: 0800 721 2333
- App Equatorial Energia (Android e iOS).