A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) dá sequência a uma série de atividades paralelas à exposição “Performance do arquivo: extensões”. A “Ativação V: encontro extensões do corpo” foca na produção artística de Maria Ivone dos Santos nos anos 1990.
O curador da mostra e professor do Instituto de Artes da UFRGS Eduardo Veras recebe Joana Bosak e Débora Goldenfum para uma conversa sobre as relações entre arte e joalheria, corpo e espaço, objeto e performance, a partir da prática da artista naquele período. O encontro ocorre no dia 5 de setembro, sexta-feira, às 18h, na Sala Araucária do Centro Cultural da UFRGS.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA-UFRGS, Joana Bosak lidera o Grupo de Pesquisa História da Arte e Cultura de Moda. Sob sua orientação, Débora Goldenfum, hoje mestra em História, Teoria e Crítica de Arte, investigou a produção em joalheria de Maria Ivone em seu trabalho de conclusão da graduação em História da Arte, em 2019.
A conversa aborda uma das partes da exposição em cartaz do Centro Cultural, intitulada “Extensões do corpo”. Nela estão reunidas obras que configuram um exercício investigativo sobre os modos de tornar o corpo suporte para o trabalho artístico, e que foram elaboradas por Maria Ivone na França e no Brasil. Encontram-se expostos pela primeira vez no país trabalhos como “Les Dix-Versions” (1993-1994), série de peças lúdicas em joalheria; e “Espace à pièces” (1992), sequência de desenhos a lápis que referenciam alguns dos locais habitados pela artista ao longo da vida.
A mostra “Performance do arquivo: extensões” pode ser visitada até o próximo dia 10, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, com entrada franca. O Centro Cultural está localizado na Rua Eng. Luiz Englert, 333, campus centro da UFRGS.
Sobre a exposição “Performance do arquivo: extensões”:
A mostra concretiza a retomada, após um hiato de cinco anos, do projeto Percurso da/do artista, que tem como proposta homenagear artistas-docentes do Instituto de Artes (IA/UFRGS). Nascida em Vacaria, em 1958, Maria Ivone vive em Porto Alegre e atua como professora do IA há 27 anos.
A exposição retoma aspectos pontuais de sua trajetória, reunindo, em novas montagens, trabalhos antigos com outros inéditos. Por seu caráter de revisão, a mostra está diretamente associada ao arquivo artístico, documental e bibliográfico que a artista mantém em sua casa. Desde 2022, o material vem passando por um processo de sistematização, que inclui uma versão online.
Sobre o Percurso da/do artista:
Realizado pelo DDC-PROREXT-UFRGS, o Percurso da/do artista coloca em evidência o trabalho artístico de artistas-docentes do Instituto de Artes da Universidade. Por meio de exposição, encontros e lançamento de catálogo, propõe mostrar a trajetória desses profissionais e a evolução de seus processos criativos.
Entre 2010 e 2019, foram realizadas seis edições, contemplando o trabalho de Nico Rocha, Luiz Eduardo Achutti, Flavio Gonçalves, Eduardo Vieira da Cunha, Luiz Gonzaga e Teresa Poester. A edição de 2025, com Maria Ivone dos Santos, é a primeira realizada no Centro Cultural da UFRGS.
Sobre Maria Ivone dos Santos:
Artista plástica, professora e pesquisadora. É mestre e doutora em Artes pela Universidade de Paris I Panthéon – Sorbonne. Leciona, desde 1998, no Departamento de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS. Coordena o projeto de pesquisa “As Extensões da Memória: a experiência artística e outros espaços” e o grupo de pesquisa “Veículos da Arte”.
Serviço
Percurso da Artista | Maria Ivone dos Santos
Performance do arquivo: extensões
Curadoria Eduardo VerasAtivação V: encontro extensões do corpo
Com Joana Bosak e Débora Goldenfum
Mediação de Eduardo Veras
Dia 5 de setembro, sexta-feira, às 18h
Centro Cultural da UFRGS – Sala Araucária
Rua Eng. Luiz Englert, 333 – campus centro (acesso pelo andar térreo)
Entrada franca
Sem inscrições prévias