No próximo dia 28 de agosto, quinta-feira, às 18h, o Centro Cultural da UFRGS (Eng. Luiz Englert, 333) inaugura a exposição “Alerta vermelho”, de André Petry. A mostra reúne desenhos, objetos, instalações e vestíveis feitos a partir de materiais plásticos reaproveitados, como tampas de garrafas e tecidos de guarda-chuvas.
Arquiteto de formação, André Petry explora, desde 1985, diferentes técnicas de representação artística. Entre elas: fibra de vidro, computação gráfica, xerox, fotografia, meios eletrônicos e têxteis.
Na exposição, o artista volta a atenção do público para a superprodução de mercadorias e o destino dos materiais plásticos, de difícil descarte e decomposição.
“O plástico é um material contemporâneo, que surgiu em meados do século passado e é usado amplamente para facilitar o cotidiano, mas que, por outro lado, deixa os oceanos poluídos e o meio ambiente degradado”, destaca.
Para os curadores da mostra, Bianca Knaak e Marco Aurélio Biermann Pinto, o trabalho de André “é, ao mesmo tempo, um exercício plástico sofisticado, uma proposta artística aberta, por vezes bem humorada, lúdica, para o uso ressignificado do descarte coletivo que nos vitima a todos e, também, uma proposta de prolongamento sustentável da vida útil: das coisas, das pessoas, da sociedade e do planeta Terra”.
“Alerta vermelho” foi uma das ações contempladas no Edital de Ocupação 2025 do Centro Cultural da UFRGS. A exposição fica em cartaz na Sala Nogueira até o dia 24 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, com entrada franca.
Sobre André Petry
Arquiteto de formação, foi professor na Universidade Federal de Santa Maria e realizou exposições em diversos estados do país e também no Uruguai, Argentina, Cuba e Alemanha, com destaque para a 10ª Bienal do Mercosul e “Queermuseu: cartografias da diferença na arte brasileira”. Tem obras nos acervos do Museu de Arte do RS, Museu de Arte Contemporânea do RS, Pinacoteca Rubem Berta e Museu Oscar Niemeyer.
Sobre os curadores
Bianca Knaak
Professora do Instituto de Artes, artista visual, curadora e gestora cultural. Mestre em História, Teoria e Crítica da Arte e doutora em História. Integra o Comitê Brasileiro de História da Arte. Entre 1999 e 2002, foi diretora do Museu de Arte Contemporânea do RS e do Instituto Estadual de Artes Visuais do RS.
Marco Aurélio Biermann Pinto
Graduado em Letras e Direito e mestre em Letras. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do RS. Em Porto Alegre, foi curador das exposições “PW170A – Weingärtner No Campo dos Olhos” (2023), “Carriconde passadopresente” (2024) e “Nelson Boeira Faedrich: Trajetória” (2024).
Serviço
Exposição “Alerta vermelho”, de André Petry
- Curadoria de Bianca Knaak e Marco Aurélio Biermann Pinto
- Abertura dia 28 de agosto, quinta-feira, às 18h
- Visitação até 24 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
- Centro Cultural da UFRGS – Sala Nogueira (Rua Eng. Luiz Englert, 333, Porto Alegre)
- Entrada franca