Lar GeralCentro Cultural da UFRGS recebe exposição de André Petry

Centro Cultural da UFRGS recebe exposição de André Petry

por Agora RS
0 comentários
centro-cultural-da-ufrgs-recebe-exposicao-de-andre-petry

No próximo dia 28 de agosto, quinta-feira, às 18h, o Centro Cultural da UFRGS (Eng. Luiz Englert, 333) inaugura a exposição “Alerta vermelho”, de André Petry. A mostra reúne desenhos, objetos, instalações e vestíveis feitos a partir de materiais plásticos reaproveitados, como tampas de garrafas e tecidos de guarda-chuvas. 

Arquiteto de formação, André Petry explora, desde 1985, diferentes técnicas de representação artística. Entre elas: fibra de vidro, computação gráfica, xerox, fotografia, meios eletrônicos e têxteis.

Na exposição, o artista volta a atenção do público para a superprodução de mercadorias e o destino dos materiais plásticos, de difícil descarte e decomposição.

“O plástico é um material contemporâneo, que surgiu em meados do século passado e é usado amplamente para facilitar o cotidiano, mas que, por outro lado, deixa os oceanos poluídos e o meio ambiente degradado”, destaca. 

Para os curadores da mostra, Bianca Knaak e Marco Aurélio Biermann Pinto, o trabalho de André “é, ao mesmo tempo, um exercício plástico sofisticado, uma proposta artística aberta, por vezes bem humorada, lúdica, para o uso ressignificado do descarte coletivo que nos vitima a todos e, também, uma proposta de prolongamento sustentável da vida útil: das coisas, das pessoas, da sociedade e do planeta Terra”. 

“Alerta vermelho” foi uma das ações contempladas no Edital de Ocupação 2025 do Centro Cultural da UFRGS. A exposição fica em cartaz na Sala Nogueira até o dia 24 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, com entrada franca.  

Sobre André Petry

Foto: André Petry/Divulgação

Arquiteto de formação, foi professor na Universidade Federal de Santa Maria e realizou exposições em diversos estados do país e também no Uruguai, Argentina, Cuba e Alemanha, com destaque para a 10ª Bienal do Mercosul e “Queermuseu: cartografias da diferença na arte brasileira”. Tem obras nos acervos do Museu de Arte do RS, Museu de Arte Contemporânea do RS, Pinacoteca Rubem Berta e Museu Oscar Niemeyer.

Sobre os curadores

Bianca Knaak

Professora do Instituto de Artes, artista visual, curadora e gestora cultural. Mestre em História, Teoria e Crítica da Arte e doutora em História. Integra o Comitê Brasileiro de História da Arte. Entre 1999 e 2002, foi diretora do Museu de Arte Contemporânea do RS e do Instituto Estadual de Artes Visuais do RS.

Marco Aurélio Biermann Pinto

Graduado em Letras e Direito e mestre em Letras. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do RS. Em Porto Alegre, foi curador das exposições “PW170A – Weingärtner No Campo dos Olhos” (2023), “Carriconde passadopresente” (2024) e “Nelson Boeira Faedrich: Trajetória” (2024).

Serviço

Exposição “Alerta vermelho”, de André Petry

  • Curadoria de Bianca Knaak e Marco Aurélio Biermann Pinto 
  • Abertura dia 28 de agosto, quinta-feira, às 18h
  • Visitação até 24 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • Centro Cultural da UFRGS – Sala Nogueira (Rua Eng. Luiz Englert, 333, Porto Alegre)
  • Entrada franca

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.