Lar GeralChama Crioula chega ao Palácio Piratini e marca início da Semana Farroupilha 2025

Chama Crioula chega ao Palácio Piratini e marca início da Semana Farroupilha 2025

por Agora RS
0 comentários
chama-crioula-chega-ao-palacio-piratini-e-marca-inicio-da-semana-farroupilha-2025

A centelha da Chama Crioula chegou neste domingo (14) ao Palácio Piratini, em Porto Alegre. O recebimento por parte do Governo do Estado marca a abertura oficial da Semana Farroupilha 2025.

O ato contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza, que recebeu o fogo simbólico das mãos do presidente do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), Alessandro Gradaschi. Juntos, eles acenderam o candeeiro.

Também participaram da solenidade o secretário da Cultura, Eduardo Loureiro, e o patrono dos Festejos Farroupilhas deste ano, Mário Barboza de Mattos. Aos 100 anos, ele “simboliza “a força e a longevidade das tradições gaúchas”, diz o governo.

Em todos os municípios do RS

Os cavalarianos conduziram as centelhas da Chama Crioula, gerada e distribuída em agosto, em Caxias do Sul, na Serra gaúcha. Elas mantêm-se acesas em todos os municípios gaúchos.

“O acendimento do candeeiro no Palácio Piratini, ao toque do Clarim da Vitória, simboliza a união dos gaúchos em torno de sua história, identidade e tradições”, diz o Governo do RS.

Após a solenidade, os Sentinelas da Chama, cavalarianos da 1ª RT (Região Tradicionalista), seguiram o percurso tradicional, distribuindo a centelha a outras instituições públicas. Entre elas: a Assembleia Legislativa, o Quartel-General da Brigada Militar, a Prefeitura de Porto Alegre e o Palácio da Polícia. A cavalgada encerrou no Parque Harmonia, no Acampamento Farroupilha da Capital.

Chama Crioula

Reconhecida por lei estadual como patrimônio cultural imaterial do Estado e símbolo da cultura regional gaúcha, a primeira Chama Crioula foi acesa em 7 de setembro de 1947, em Porto Alegre, pelo Grupo dos Oito, liderado por Paixão Côrtes. Originada a partir de uma centelha da Pira da Pátria e mantida em uma Ronda Crioula no Colégio Júlio de Castilhos, a Chama simbolizava a união do Rio Grande do Sul com o Brasil.

Desde então, o fogo tornou-se um dos símbolos centrais do tradicionalismo gaúcho, sendo reverenciado anualmente na abertura das comemorações farroupilhas. Até hoje, gaúchos e prendas percorrem longas distâncias a cavalo para buscar uma centelha da chama original, mantendo viva uma tradição que celebra as raízes culturais e históricas do Estado.

Neste ano, a participação dos cavalarianos das 30 RTs na geração e distribuição da Chama Crioula teve apoio do governo do Estado, por meio da Sedac. Foram destinados R$ 300 mil, com um novo modelo de financiamento, contribuindo para que a centelha da Chama chegasse a todos os municípios gaúchos.

Tema dos Festejos Farroupilhas

Para a edição de 2025, a Comissão Organizadora já definiu o tema. O título é “Ondas curtas para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa”. Trata-se de uma homenagem aos 100 anos de nascimento do comunicador e declamador Darcy Fagundes e uma celebração das sete décadas do emblemático programa de rádio “Grande Rodeio Coringa”.

O patrono escolhido é o engenheiro agrônomo, jornalista, escritor e artista plástico Mário Barboza de Mattos. Ele é uma figura importante desde os primórdios do MTG e primo de Barbosa Lessa, de reconhecidas contribuições à cultura gaúcha.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.