Lar GeralChega a 38 número de municípios com danos após temporais

Chega a 38 número de municípios com danos após temporais

por Agora RS
0 comentários
chega-a-38-numero-de-municipios-com-danos-apos-temporais

O número de municípios atingidos pelos temporais registrados entre os dias 19 e 22 de setembro no Rio Grande do Sul chegou a 38, conforme balanço atualizado pela Defesa Civil estadual nesta quarta-feira (24). Embora as condições climáticas tenham se estabilizado na segunda-feira, novas notificações de danos continuam sendo repassadas pelas prefeituras e coordenadorias regionais à central estadual.

Ao todo, 10 pessoas ficaram desabrigadas e outras 47 desalojadas. Duas pessoas ficaram feridas em decorrência dos danos causados pelas tempestades.

Conforme a Defesa Civil, os principais danos reportados envolvem alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores, transbordamentos de arroios, deslizamentos de terra, além de interrupções no fornecimento de energia elétrica e bloqueios em vias urbanas e rurais.

Ocorrências nos municípios

Em Agudo, acessos provisórios nas comunidades de Nova Boêmia, Linha Boêmia e região norte acabaram destruídos após o transbordamento de arroios. Arroio Grande registrou queda de árvores, postes danificados, carros atingidos e estragos em telhados. Já Santa Maria teve alagamentos em bairros como Lídia, Pinheiro Machado e Santa Marta, além de infiltrações na Unidade de Pronto Atendimento.

O município de São Sebastião do Caí enfrentou alagamentos que afetaram a zona urbana e rural, provocando a suspensão da captação de água e obrigando o acolhimento de 10 pessoas em abrigo público. Em Ivorá, o transbordamento de córregos isolou comunidades como Linha Um, Linha Simonetti, Derrubada e Cafundó.

Destelhamentos ocorreram em dezenas de cidades, incluindo Soledade, David Canabarro, Vanini, Benjamin Constant do Sul, Erebango, Guaporé, Araricá, Cerro Largo, Lajeado, Maçambará, Pejuçara, Tramandaí, Segredo e Porto Xavier. As defesas civis locais realizaram distribuição de lonas às famílias atingidas.

Em Bom Retiro do Sul, parte da ERS-129 precisou ser interditada após deslizamento de solo. Em Igrejinha, conforme a Defesa Civil, uma residência foi interditada por risco estrutural, e uma via chegou a ser bloqueada. Erechim e Ciríaco também relataram quedas de árvores e danos em residências.

O bairro Capão Grande, em Glorinha, ficou sem energia elétrica por mais de dois dias. Em Tapejara, a interrupção no fornecimento de luz atingiu a manhã de domingo. Erebango reportou queda de árvores e destelhamento de um prédio histórico.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.