O Rio Grande do Sul pode ter chuvas expressivas a partir da terça-feira (7), conforme o Boletim Agrometeorológico 18/2025. A previsão aponta acumulados acima de 50 mm em algumas localidades, especialmente entre o centro e o norte do Estado.
O informe foi divulgado pela Secretaria da Agricultura e conta com apoio da Emater/RS-Ascar e do Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz).
Entre sexta (2) e sábado (3), o Estado terá chuvas isoladas e passageiras, com possibilidade de precipitação na Fronteira Oeste, Missões, Serra e Litoral Norte. As temperaturas devem subir levemente, com variações entre o amanhecer e o período da tarde.
O domingo (4) e a segunda-feira (5) terão tempo firme e seco. Sob influência dos jatos de baixos níveis, que transportam calor e umidade do norte do Brasil, as temperaturas no território gaúcho se elevam.
Alerta para o início da próxima semana
A partir da terça-feira (7), o avanço de um sistema de baixa pressão no oceano, somado a condições atmosféricas favoráveis em altitude, deve provocar chuvas intensas no oeste gaúcho, com possibilidade de avanço para outras regiões ao longo da quarta-feira (8).
Conforme o prognóstico, os maiores acumulados devem se concentrar entre o Centro e o Norte do Estado, onde algumas áreas podem superar 50 mm. No entanto, nas regiões da Metade Sul e entre a Serra e o Litoral Norte, o volume previsto será menor, entre 1 mm e 20 mm no mesmo período.
A recomendação é que a população fique atenta a avisos meteorológicos e evite áreas de risco em caso de chuva intensa.