O número de cidades atingidas pelas chuvas subiu para 39 no Rio Grande do Sul, segundo boletim da Defesa Civil Estadual divulgado na manhã deste domingo (24). Os registros se referem a danos causados desde quinta-feira (21) em função de temporais, alagamentos, transbordamento de rios e queda de árvores.
As ocorrências mais comuns incluem estragos em telhados de residências, danos em escolas, queda de árvores em vias urbanas e interrupções de estradas no interior. Há também relatos de pontes e bueiros destruídos.
A situação mais crítica é em São Lourenço do Sul, onde 23 pessoas estão desabrigadas e outras 500 desalojadas e 2 mil residências inundadas, conforme dados oficiais. Na noite de ontem (23), chegaram donativos para apoiar as famílias atingidas pelas fortes chuvas no município. São 200 cobertores, 30 kits de roupas de inverno femininas, 20 kits masculinas e 28 kits infanto-juvenis, entregues através da articulação com o Governo do Estado.
Também ocorreram alagamentos em áreas urbanas e rurais de Cristal, Chuvisca, Dom Feliciano, Amaral Ferrador, Arambaré, Cerro Grande do Sul e Canguçu. Em Turuçu, quatro pessoas estão desalojadas. Já em São José do Norte, 24 moradores tiveram que deixar suas casas.
Além disso, o boletim aponta queda de árvores em cidades como Canoas, Cachoeirinha, Estância Velha, Santa Cruz do Sul, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires. Houve também bloqueio de rodovias em Vera Cruz, Cachoeira do Sul e Vila Nova do Sul. Em Alegrete, Bagé e Caçapava do Sul, foram registrados alagamentos pontuais.
A Defesa Civil Estadual mantém o monitoramento constante e reforça que os moradores podem receber alertas gratuitos enviando o CEP por SMS para 40199.