Lar Porto Alegre Clube de Leitura da BPE debate obra de Ailton Krenak em Porto Alegre

Clube de Leitura da BPE debate obra de Ailton Krenak em Porto Alegre

por Victor Caprioli de Freitas
0 comentários
clube-de-leitura-da-bpe-debate-obra-de-ailton-krenak-em-porto-alegre

A nova edição do Clube de Leitura BPE* (Biblioteca Pública do Estado) terá como foco uma das vozes mais potentes do pensamento indígena contemporâneo: Ailton Krenak. A organização escolheu uma de suas obras, “Ideias para adiar o fim do mundo”, para ser o tema de dois encontros.

Os eventos acontecem na próxima quarta-feira (30), às 19h, e no dia 3 de maio (sábado), às 10h, na BPE. A entrada é gratuita. Mas o Clube de Leitura BPE tem vagas limitadas, por ordem de chegada. O local fica na rua Riachuelo, 1.190, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Não é necessário ter lido o livro previamente. O mais importante é o desejo de aprender, dialogar e refletir em grupo. A obra pode ser retirada no Setor de Empréstimo da Biblioteca, mediante cadastro.

O ativista da causa indígena Matheus Jobim fará a mediação. Natural de São Gabriel, ele é idealizador do Coletivo Vivenciar, técnico em TI, produtor cultural e membro do Neabi (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) da Unipampa – campus São Gabriel.

Jobim promete conduzir o grupo em uma leitura compartilhada e profunda, promovendo diálogos que ampliem a compreensão da obra e de seu impacto social e político.

Modo de vida em reflexão

O livro propõe uma reflexão urgente sobre os rumos da humanidade e a necessidade de se repensar o modo de vida atual. Krenak se inspira na sabedoria ancestral dos povos originários para resistir à lógica destrutiva da civilização moderna.

Dessa forma, Krenak convida o leitor a imaginar outras formas de existência, mais conectadas com a natureza, a diversidade e a coletividade.

Ailton Krenak, da etnia Krenak, é um dos maiores nomes do movimento indígena brasileiro. Além de poeta, filósofo e ambientalista, é professor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e imortal da Academia Brasileira de Letras.

Krenak tem reconhecimento internacional por sua trajetória em defesa dos povos originários, dos direitos humanos e do meio ambiente.

* Instituição da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura)

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.