O governo do Estado deu início à reconstrução da ERS-348, na região Central do Rio Grande do Sul, por meio da SELT (Secretaria de Logística e Transportes) e do DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem). O projeto prevê investimentos totais de R$ 229,45 milhões, distribuídos entre dois trechos da rodovia e duas pontes.
As máquinas começaram a operar nesta quinta-feira (1º) em um trecho de 10 quilômetros entre São João do Polêsine e Dona Francisca. A obra tem investimento de R$ 33,2 milhões e conclusão prevista para 2026.
Atendendo a um abaixo-assinado com mais de 2 mil assinaturas, o projeto também prevê a construção de dois viadutos ao longo do percurso.
“Antes, a ERS-348 já desempenhava uma ligação regional essencial. Depois das obras, a rodovia voltará a cumprir esse papel com ainda mais qualidade e resistência às intempéries”, afirmou o secretário Juvir Costella.
Trecho entre Agudo e Dona Francisca foi o mais destruído
Outro segmento da mesma rodovia, entre Agudo e Dona Francisca, também será reconstruído. O trecho de 13 quilômetros, o mais atingido pelas enchentes de 2024, está na fase de elaboração do projeto básico. O valor estimado para esta etapa é de R$ 169,76 milhões.
Conforme o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, o projeto exige estudos hidrológicos detalhados para definição dos locais e dimensões dos viadutos e estruturas de drenagem. “Estamos cumprindo todas as exigências técnicas e legais para entregar para a população uma rodovia segura e resiliente”, afirmou Faustino.
Obra integra o Plano Rio Grande
A reconstrução da ERS-348 faz parte das ações financiadas pelo Funrigs (Fundo do Plano Rio Grande), que reúne os investimentos estaduais destinados à reconstrução das estruturas danificadas pelas chuvas históricas.
A rodovia é fundamental para o escoamento agrícola e deslocamento na região Central do RS, conectando municípios como Agudo, Dona Francisca e São João do Polêsine.