O MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul) realiza uma programação diversificada de atividades educativas ao longo do mês de setembro. As ações são voltadas a diferentes públicos e incluem oficinas, atividades de acessibilidade e encontros de reflexão e diálogo. Todas são gratuitas, e algumas necessitam de inscrições prévias.
Entre os destaques está a retomada do programa “Mediação em Libras” nesta quinta-feira (11), que oferece visitas mediadas em língua de sinais para o público surdo. O objetivo é aproximar o público da história do Museu, de seu prédio e das obras que integram o seu acervo, reforçando o compromisso com a acessibilidade cultural. A edição conta com a parceria do Projeto Rumo Norte.
Reflexão psicanalítica
No sábado (13), às 10h30, ocorre a retomada do projeto “Conversas no Museu”, realizado pela AAMARGS (Associação de Amigos do MARGS). O encontro ocorrerá em parceria com o CEPdePA/Serra (Departamento de Grupos e Relações com a Comunidade).
Intitulada “Inundação e pulsão de vida: o caso MARGS”, a atividade ocorre no Salão Mourisco da BPE (Biblioteca Pública do Estado) e propõe uma reflexão psicanalítica sobre o processo de recuperação do Museu após a enchente de 2024. A roda de conversa discutirá os aspectos psíquicos, físicos e poéticos envolvidos nessa experiência. Incluem-se aí trabalhos artísticos desenvolvidos no contexto da reconstrução, como a obra “03.05.2025/15”, do artista Frantz.
Expressão corporal
Já no dia 17 de setembro, às 14h, o Museu promove a oficina de teatro “Jogo-pelo-corpo”. Integrando o programa público “Oficinas de criação”, a atividade é um convite para explorar a expressão corporal e a autopercepção por meio de jogos teatrais baseados em metodologias como o “Teatro do Oprimido”, de Augusto Boal, e o “Fichário”, de Viola Spolin.
Criatividade e imaginação
Encerrando a programação de setembro, no dia 20, às 15h, acontece uma oficina de pintura facial para crianças. Ela integra o programa “Crianças no MARGS”, voltado ao público infantil. Por meio do uso de tintas neon e lanternas de luz negra, a ação estimula a criatividade e a imaginação.
Apoio
O MARGS é uma instituição da Sedac (Secretaria da Cultura). O plano de recuperação, exposições e atividades educativas do Museu conta com patrocínio direto do Banrisul e com patrocínios via Lei de Incentivo à Cultura Federal do Santander, da Hyundai e da EDP.