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Consulta pública sobre concessão de rodovias do RS vai até 1º de dezembro

por Agora RS
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O governo do Rio Grande do Sul lançou, na quarta-feira (29), a consulta pública sobre a proposta de concessão de rodovias estaduais que integram o Bloco 1, formado por 454 quilômetros de extensão. O grupo inclui trechos das estradas ERS-020, ERS-040, ERS-115, ERS-118, ERS-235, ERS-239, ERS-466 e ERS-474. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite na terça-feira (28), durante cerimônia no CAFF (Centro Administrativo Fernando Ferrari), em Porto Alegre.

O projeto prevê investimento total de R$ 6,41 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, sendo R$ 4,86 bilhões aplicados nos dez primeiros anos. O Estado aportará R$ 1,5 bilhão por meio do Funrigs (Fundo do Plano Rio Grande).

O pacote também inclui a ERS-010, a Rodovia do Progresso, nova rodovia com 41,4 quilômetros de extensão e pista dupla. O traçado ligará a BR-290, em Porto Alegre, à ERS-239, em Sapiranga, funcionando como alternativa à BR-116, via de intenso tráfego entre a Região Metropolitana e o Vale dos Sinos.

Como participar

A consulta pública ficará aberta até 1º de dezembro de 2025. Nesse período, o governo estadual promoverá audiências em cidades abrangidas pelo projeto, com datas e locais a serem divulgados pela Secretaria da Reconstrução Gaúcha.

Os interessados podem enviar sugestões e contribuições pelo formulário disponível no site do governo ou pelo e-mail [email protected], enquanto durar o prazo da consulta.

Cobrança eletrônica

As rodovias do Bloco 1 adotarão o sistema de pedágio eletrônico do tipo “free flow”, com pórticos sem cancela. O modelo permite maior fluidez no trânsito e cobrança proporcional ao trecho percorrido, eliminando as filas em praças tradicionais.

Com o aporte estadual de R$ 1,5 bilhão, o custo por quilômetro percorrido será de R$ 0,21. Sem o investimento público, o valor seria de R$ 0,32. A ERS-118 não terá cobrança de pedágio.

O governo estadual destaca que a concessão busca melhorar a qualidade da malha rodoviária, reduzir custos logísticos e aumentar a segurança viária nas estradas incluídas no projeto.

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