A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul aponta que há risco de cheias nas bacias dos rios Caí e Sinos. O motivo é a atuação de um ciclone extratropical no oceano, que deve provocar chuvas intensas entre sexta-feira (7) e o domingo (9).
De acordo com o boletim hidrológico, a condição atual dos rios é de níveis normais na maior parte do território gaúcho, com estabilidade ou leve declínio nas estações de monitoramento.
No entanto, o cenário pode mudar rapidamente diante do volume previsto de precipitação. São esperados acumulados entre 80 e 120 mm, entre o Litoral Norte, a Serra e a região dos Vales.
Risco de elevação dos rios
O órgão estadual destaca que os municípios identificados em nível de atenção (amarelo) e alerta (laranja) no mapa hidrológico devem se preparar para elevação súbita dos arroios e pequenos rios, com risco alto de cheias e alagamentos em áreas urbanas.
As bacias de resposta rápida, como as do Caí e do Sinos, são as mais suscetíveis a transbordamentos. Há possibilidade de atingir cotas de inundação nos rios Caí (em São Sebastião do Caí e Montenegro) e Paranhana (em Três Coroas e Igrejinha).
A Defesa Civil orienta a população das áreas de risco a monitorar os comunicados oficiais. E, principalmente, evitar travessias em locais alagados e procurar abrigo seguro em caso de aumento repentino do nível da água.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.