A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para a ocorrência de temporais intensos entre sexta-feira (19) e domingo (21) em diversas regiões do Estado. A previsão indica chuva forte e queda de granizo. As rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h. Também há riscos hidrológicos, como alagamentos e cheia de pequenos rios e córregos.
O aviso, com base nos dados do Centro de Monitoramento, destaca que os fenômenos devem atingir o Oeste, Campanha, Costa Doce, Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, Missões, Centro, Noroeste e Norte em diferentes momentos do fim de semana.
Na sexta-feira (19), são esperados temporais isolados, com vento de até 90 km/h e volumes entre 10 e 40 milímetros por dia. O risco de granizo também está presente.
No sábado (20), a instabilidade se intensifica, com previsão de rajadas entre 60 e 80 km/h. Mas podendo superar os 100 km/h em pontos da Metade Sul, região metropolitana de Porto Alegre, Centro e Noroeste. A chuva deve atingir até 75 mm/dia em áreas da Campanha e Oeste.
A madrugada de domingo (21) terá o avanço de uma frente fria, provocando chuva forte generalizada e ventos entre 70 e 90 km/h. Há possibilidade de granizo no Oeste, Centro, Norte e Noroeste. Ao longo do dia, a precipitação segue na Metade Norte, com volumes de até 90 mm em pontos da Serra, Norte e Noroeste.
Tendência para segunda-feira (22)
A previsão indica que a instabilidade deve enfraquecer ao longo da segunda-feira (22), com chuva fraca a moderada em áreas como Centro, Serra, Vales e Litoral Norte. O avanço de um sistema de alta pressão trará tempo firme e queda nas temperaturas. O mar ficará agitado na costa gaúcha.
Situação hidrológica
Embora os níveis dos rios estejam dentro da normalidade, há pontos de atenção no rio Gravataí. Com os volumes previstos, o risco é de elevação rápida de arroios e córregos, além de alagamentos urbanos conforme a intensidade das chuvas. As regiões marcadas em amarelo e laranja no mapa hidrológico estão sob atenção e alerta.