O Desfile de 7 de Setembro em Porto Alegre contou com cerca de 4,6 mil pessoas desfilando na avenida Edvaldo Pereira Paiva, na manhã deste domingo (7). O evento, que celebrou os 203 anos da Independência do Brasil, teve a participação de 314 veículos e 90 cavalos. Não houve estimativa de público por parte da Brigada Militar.
A cerimônia foi aberta às 9h30min com a revista à tropa feita pelo comandante militar do Sul, general de Exército Luís Cláudio de Mattos Basto, e pelo governador Eduardo Leite. Às 10h, iniciou-se o desfile cívico-militar, organizado pela 6ª Divisão de Exército.
“Independente de diferenças que possam existir, ideológicas, de raça ou de religião, somos todos um povo só, o povo brasileiro. Temos que estar à altura dos desafios do nosso tempo e manter vivo, a partir desses ritos, o sentimento de unidade que o 7 de Setembro simboliza”, afirmou o governador.
O general Luís Cláudio de Mattos Basto destacou a importância da celebração. “O Exército é de todos os brasileiros e sempre esteve junto ao longo da história do país. Foi emocionante ver hoje a tradição mantida, unindo a Pátria e o Rio Grande. Esse é o dia de todos os brasileiros, e temos que comemorar juntos”, disse.
Simbologia e novidades
Um dos momentos mais simbólicos foi a participação do 2º tenente José Negri, de 103 anos, ex-combatente da FEB (Força Expedicionária Brasileira). Outra novidade foi a apresentação da banda marcial da escola estadual Dolores Alcaraz Caldas.
No encerramento do evento, houve a passagem da tropa hipomóvel, com 90 animais do 3º RCG (Regimento de Cavalaria de Guarda) e do 4º RPMon (Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar), acompanhada de sobrevoos de helicópteros e desfile fluvial no Guaíba, com duas lanchas e uma moto aquática.
O desfile durou cerca de uma hora e meia e reuniu também autoridades dos três Poderes, como o presidente do TJ-RS, Alberto Delgado Neto, e o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz.
A solenidade contou com a presença de unidades da Marinha, Exército e Aeronáutica, além da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, PRF (Polícia Rodoviária Federal), Polícia Penal, IGP (Instituto-Geral de Perícias), Guarda Municipal e EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).