O DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos) abriu concorrência pública para execução de melhorias nos condutos forçados Álvaro Chaves e Polônia, em Porto Alegre. A disputa ocorre na terça-feira (7), conforme edital publicado no Diário Oficial da Capital.
Com valor estimado em R$ 1,2 milhão, a obra prevê a substituição de 14 tampas de condutos danificadas pela enchente de 2024. Conforme o DMAE, as novas estruturas devem ter projeto para suportar a pressão de elevação nos níveis do Guaíba e do rio Jacuí.
“Os condutos forçados devem ser fechados de forma hermética. Essa obra vai evitar os ‘chafarizes’ observados no 4º Distrito durante cheias e chuvas intensas”, explicou o diretor-presidente do DMAE, Vicente Perrone.
Obras têm prazo de sete meses
A obra contará com R$ 900 mil em recursos do Funrigs (Fundo do Plano Rio Grande), do Governo do Estado. O prazo de execução é de sete meses a partir da ordem de início.
Os condutos forçados são estruturas que escoam água da chuva sob pressão, sendo fundamentais para a drenagem urbana. O conduto Álvaro Chaves-Goethe, por exemplo, atende bairros como Moinhos de Vento, Auxiliadora, Mont’Serrat, Rio Branco, Bela Vista, Higienópolis, São Geraldo, Floresta e Navegantes.
Locais que receberão as melhorias
- Avenida Polônia com rua Voluntários da Pátria
- Avenida Polônia com rua Rio Grande
- Avenida Polônia com rua Missões
- Rua Álvaro Chaves com rua Conselheiro Travassos
- Avenida Carneiro da Fontoura com rua Visconde de Pelotas
- Rua Voluntários da Pátria, nº 2260
- Rua Voluntários da Pátria com rua da Consolação
- Rua Voluntários da Pátria, nº 2817
- Avenida Assis Brasil com rua Gen. Emílio Lúcio Esteves
- Rua Miguel Couto, próximo ao Parque Marinha do Brasil