Lar Porto Alegre DMAE define empresa para obras em casas de bombas em Porto Alegre

DMAE define empresa para obras em casas de bombas em Porto Alegre

por Agora RS
0 comentários
dmae-define-empresa-para-obras-em-casas-de-bombas-em-porto-alegre

O DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre) definiu o consórcio vencedor da licitação para a execução de obras de qualificação em quatro Ebaps (Estações de Bombeamento de Águas Pluviais) da cidade. O resultado foi publicado nesta segunda-feira (17) no DOPA (Diário Oficial de Porto Alegre).

A concorrência envolveu sete propostas. Conforme o Diário Oficial, o Consórcio MSH EBAPs, formado pelas empresas MGM Serviços Técnicos Ltda, SJF Engenharia Ltda. e HIGRA Industrial Ltda., venceu o certame. O investimento total está orçado em R$ 49,1 milhões, valor 5% abaixo da estimativa inicial.

Quais estações serão reformadas?

As obras contemplam quatro casas de bombas do sistema de drenagem da capital:

  • EBAP 12 – Parque Gigante, que atende a região do Parque Marinha do Brasil, Parque Gigante e parte do Menino Deus;
  • EBAP 17 – Mauá, que atende parte do Centro Histórico, desde o Gasômetro até próximo da Praça Montevidéu;
  • EBAP 18 – Centro, que também atende o Centro Histórico, mas a parte entre o Mercado Público e a rua Coronel Vicente.
  • EBAP 20 – Vila Minuano, que atende a região mesmo nome, parte do bairro Sarandi.

Conforme a licitação, as intervenções incluem elevação de painéis elétricos, substituição de motores e instalação de geradores permanentes para garantir maior resiliência a eventos climáticos extremos. O prazo para conclusão é de oito meses, contados a partir da ordem de início do contrato.

Impacto das melhorias no sistema de drenagem

Segundo o diretor executivo do DMAE, Vicente Perrone, a licitação faz parte de um trabalho iniciado em julho de 2024 para reforçar a proteção contra enchentes e cheias do Guaíba. “Cada detalhe das estações foi revisto, com o objetivo de evitar a repetição dos problemas identificados na última cheia do Guaíba.”, afirmou.

O prefeito Sebastião Melo destacou que as reformas representam o primeiro lote de estações resilientes a cheias. “As casas de bombas são parte de um sistema feito décadas atrás e que ainda não tinha sido testado como foi no ano passado. É hora de evoluirmos este maquinário para depois podermos planejar as próximas soluções definitivas para gestão das águas”, disse.

Próximas licitações e reforço na proteção contra cheias

O DMAE já planeja um segundo lote de reformas, abrangendo outras quatro estações:

  • EBAP 5 – Humaitá
  • EBAP 6 – Anchieta
  • EBAP 8 – Vila Farrapos
  • EBAP 10 – Sarandi

Outros dois processos licitatórios seguem em análise, incluindo a substituição de comportas e o fechamento definitivo de algumas estruturas. Os resultados devem vir a público em breve pelo DMAE.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.