O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou, na manhã desta quarta-feira (3), dois alertas de tempestade para o Rio Grande do Sul. As notificações abrangem todo o território gaúcho e preveem chuvas fortes, ventos intensos e risco de granizo entre hoje e a manhã de quinta-feira (4).
O primeiro aviso, um alerta laranja de tempestade, prevê chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 mm por dia, além de rajadas de vento entre 60 km/h e 100 km/h. Também há possibilidade de queda de granizo, o que eleva o risco de danos em residências, de alagamentos, quedas de árvores, interrupção de energia elétrica e danos em plantações.
Esse alerta mais grave atinge as seguintes regiões:
- Fronteira Oeste
- Campanha
- Sul do Estado
- Região Central
- Parte da Costa Doce
- Litoral Médio
- Parte da região Noroeste
Alerta amarelo de tempestade
O segundo aviso, um alerta amarelo de tempestade, aponta para a previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos de até 60 km/h. Apesar de menos intenso, esse cenário também inclui possibilidade de granizo, com risco isolado de danos estruturais, cortes de energia e queda de galhos.
As áreas afetadas nesse segundo alerta incluem:
- Norte do Estado
- Serra Gaúcha
- Região dos Vales
- Litoral Norte
- Parte do Noroeste gaúcho
Ambos os avisos têm validade até as 10h da manhã de quinta-feira (4).
A Defesa Civil orienta que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue sob árvores nem estacione veículos próximos a torres ou placas de propaganda. Se possível, recomenda-se desligar aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).