Lar GeralEm concerto com gaita de foles, Ospa interpreta temas de “Coração Valente”, “Outlander” e “O Senhor dos Anéis”

Em concerto com gaita de foles, Ospa interpreta temas de “Coração Valente”, “Outlander” e “O Senhor dos Anéis”

por Agora RS
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Foto: Vinícius Angeli

A primeira semana de outubro será de novidades na Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), fundação vinculada à Sedac (Secretaria de Estado da Cultura). Os eventos disponibilizam medidas de acessibilidade.

Nesta quinta-feira (2), o Complexo Cultural Casa da Ospa receberá, pela primeira vez, uma jam session – encontro musical marcado pelo improviso –, com Kevin Weed e o Grupo Avalon. A entrada é gratuita, por ordem de chegada.

Já a sexta-feira (3) terá a estreia da gaita de foles como solista em concerto da Orquestra, em uma apresentação que trará adaptações das trilhas sonoras dos filmes “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel” e “Coração Valente” e da série “Outlander”. Os ingressos estão à venda no Sympla.

Jam Session

A programação inicia-se nesta quinta-feira, às 20h, em uma jam session com o gaitista, pianista, organista, maestro e compositor norte-americano Kevin Weed e o Grupo Avalon. Integram o grupo musicistas Renata Bernardino (fiddle e voz), Marina Gimenez (piano), Tales Melati (tin whistle e gaita de foles) e Cândido de Castro (bodhrán).

“Com clima informal e sem programa específico a ser seguido, a apresentação será aberta a perguntas e conversas com o público, e ocorre na Sala de Recitais da Casa da Ospa”, destaca a Ospa.

No repertório, o grupo traz músicas de estilo folclórico dos povos celtas, aprimorando a experiência musical com duas gaitas de foles tocadas por Weed e Melati. O evento promete uma imersão sonora nas tradições nórdicas, destacando também outros instrumentos típicos da região, como o fiddle, o tin whistle e o bodhrán. O piano e o vocal se somam a essa reunião musical.

Entre os diversos tipos de gaitas de foles, o mais conhecido e popularizado nas highlands, ou Terras Altas escocesas. Trata-se de um instrumento de sopro que emite um som de fundo e consegue alcançar nove notas.

Distingue-se de outros instrumentos por ser tocado em volume constante – sem a variação entre “pianissimo” e “fortissimo”. Já o fiddle, um modo diferente de tocar o violino e outros instrumentos de cordas típicos da música de concerto, é associado à música popular e folclórica. O tin whistle, por sua vez, é um instrumento metálico de construção simples da família das flautas, e o bodhrán se assemelha a um tamborim, porém de tamanho maior, tocado com uma baqueta de madeira com pontas em ambas as extremidades. 

Concerto

Com um repertório inspirado nas paisagens da Escócia, os músicos da Ospa apresentam o concerto “Highlands & Bagpipes” na sexta-feira, às 20h. A batuta de Manfredo Schmiedt e junto às vozes de Débora Dreyer e Herbert Grings. Será na Sala Sinfônica do Complexo Cultural Casa da Ospa, com transmissão ao vivo pelo canal da Ospa no YouTube.

Estilo de Bartholdy

O concerto inicia com a “Abertura In the Highlands, Op. 7”, de Niels Wilhelm Gade (1817–1890). Composta pelo dinamarquês em 1849, a música é influenciada pelo estilo de Felix Mendelssohn Bartholdy (1809–1847), mentor de Gade, e representa uma Escócia sonhada pelo autor (que não a conheceu pessoalmente) e inspirada pelo folclore, pela natureza e pelas lendas do país, segundo o regente Manfredo Schmiedt.

Solista californiano

Na sequência, o solista Kevin Weed entra no palco com sua gaita de foles. Natural da Califórnia (EUA), ele participou da trilha sonora do filme “Battleship”, lançado em 2012 e dirigido por Peter Berg. Já se apresentou no Japão, China, Itália, Austrália, Escócia e outros países, e foi premiado como gaitista no World Pipe Band Championships. Com a Ospa, interpretará sua composição “Concerto for Highland Bagpipes and Orchestra”.

A música traz três movimentos, com o primeiro sendo iniciado pelos violinos, seguido pela entrada gradual dos demais instrumentos e, por fim, da gaita de foles. Segundo Kevin, a melodia do segundo movimento nasceu como uma canção de ninar para a sua filha Rebecca. O terceiro movimento é encerrado com uma referência ao primeiro, “como um ciclo que se completa”, nas palavras do compositor.

Obras para as telas

Após o intervalo, a apresentação retorna trazendo obras compostas para cinema e televisão. O tema de “Coração Valente”, “Braveheart Medley”, de James Horner (1953–2015), com arranjo de Cage Zhu Junjie, adapta para a sala de concerto a trilha épica do filme de 1995, dirigido por Mel Gibson.

“Skye Boat Song”, tema da série “Outlander” composto pelo norte americano Bear McCreary sobre a letra de Robert Louis Stevenson (1850–1894), romancista escocês conhecido por obras como “O Médico e o Monstro” e “A Ilha do Tesouro”, é a próxima música no programa. A série, que estreou em 2014, foi adaptada por Ronald D. Moore para a televisão, e se baseia nos livros de Diana Gabaldon. Já a música, que traz Weed novamente na gaita de foles, tem origem no folclore escocês.

“O tema da canção remete à busca pela própria identidade após tantas viagens no tempo e no espaço, de alguém que um dia partiu em direção a Skye”, conta a mezzo-soprano Débora Dreyer, que dá voz à obra. Licenciada em canto pela UFRGS, ela integrou grupos vencedores do Prêmio Açorianos, como o Coral Porto Alegre e o grupo Maria Vai Com as Outras, transitando entre a música de concerto e a popular. É também professora de canto e diretora vocal em espetáculos musicais e gravações em estúdio, tendo idealizado e sendo integrante do grupo Vocal TAKT.

Festa de casamento

Voltando às composições programadas para o concerto, “An Orkney Wedding, With Sunrise, Op 120a [J. 264]”, do britânico Peter Maxwell Davies (1934–2016), evoca uma festa de casamento nas ilhas Orkney, no norte da Escócia. “A música vai ficando cada vez mais viva, alegre, até quase sair do controle”, explica o maestro Manfredo. A gaita de foles novamente entra em cena: “mais do que descrever uma festa, esta peça celebra a vida. Fala de exageros, de alegria, de tradição e, acima de tudo, de recomeços”, diz o regente.

Nascido em Porto Alegre, ele é diretor Artístico da Ospa desde 2024. Iniciou sua trajetória musical em 1973, estudou trompete sob orientação de José M. Barrios e regência com o maestro Arlindo Teixeira na UFRGS. É mestre em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA), foi diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul e atuou à frente do Coro Sinfônico da Ospa por mais de 32 anos.

Trilha vencedora do Oscar

Encerrando o concerto, o cinema volta ao palco da Sala Sinfônica com a “Suíte Sinfônica The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring”, um arranjo de John Whitney da trilha sonora composta por Howard Shore para o filme “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel”, que foi a vencedora do Oscar de Melhor Trilha Sonora Original em 2002. Dirigido por Peter Jackson e baseado no livro de J. R. R. Tolkien, o filme teve seu lançamento em 2001 e foi também indicado ao prêmio de Melhor Filme no Oscar – o último longa da trilogia “O Senhor dos Anéis”, “O Retorno do Rei”, venceu o prêmio em 2004, também levando novamente a premiação de trilha sonora para Shore.

A interpretação pela Ospa conta com o solista Herbert Grings, de 10 anos de idade. Filho de músicos, Herbert fez aulas desde o início da infância, e há um ano integra tanto o Coro Infantojuvenil da Escola da Ospa quanto o Show Musical Anchieta. Em sua primeira vez como solista junto a uma orquestra, para além dos ensaios, ele tem assistido a concertos da Ospa e aos filmes de “O Senhor dos Anéis” para se preparar.

Antes da apresentação, a palestra Notas de Concerto, que aborda as obras no programa do concerto e as biografias de compositores e solistas, acontece às 19h, na Sala de Recitais. A palestrante convidada é a violinista Renata Bernardino. Mestranda em Educação Musical pela UFRGS, ela integra o Grupo Avalon, especializado em música celta, e a Bach Society Brasil, dedicada a apresentações de obras do compositor barroco Johann Sebastian Bach. A entrada na palestra ocorre com o mesmo ingresso do concerto, e ela conta também com transmissão on-line pelo canal da Ospa no YouTube.

Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

Jam Session com Kevin Weed e Grupo Avalon

  • Quando: Quinta-feira (2/10), às 20h
  • Onde: Sala de Recitais da Casa da Ospa (Caff – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre)
  • Entrada franca, por ordem de chegada
  • Estacionamento: Gratuito, no local
  • Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 6 anos
  • Apresentação: Kevin Weed e Grupo Avalon, formado por Tales Melati, Candido Castro, Renata Bernardino e Marina Gimenez

Concerto “Highlands and Bagpipes”

  • Quando: Sexta-feira (3/10), às 20h
  • Palestra Notas de Concerto: Às 19h, com Renata Bernardino
  • Onde: Complexo Cultural Casa da Ospa (Caff – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre)
  • Ingressos: De R$ 10 a R$ 50. Descontos: ingresso solidário (com doação de 1kg de alimento), clientes Banrisul, Amigo Ospa, associados AAMAC RS, sócio do Clube do Assinante RBS, idoso, doador de sangue, pessoa com deficiência e acompanhante, estudante, jovem até 15 anos e ID Jovem
  • Bilheteria: No Sympla ou no Complexo Cultural Casa da Ospa no dia do concerto, das 15h às 20h
  • Estacionamento: Gratuito, no local
  • Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 6 anos
  • Transmissão ao vivoÀs 19h (Notas de Concerto) e às 20h (concerto), no canal da Ospa no YouTube
  • Acesse o programa do concerto
  • Apresentação: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
  • Solistas: Kevin Weed (gaita de foles), Débora Dreyer (mezzo-soprano) e Herbert Grings (coro infantil)
  • Regente: Manfredo Schmiedt

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