Lar Porto Alegre Encenação da Paixão de Cristo no Morro da Cruz terá nova abordagem e ressurreição ao pôr do sol

Encenação da Paixão de Cristo no Morro da Cruz terá nova abordagem e ressurreição ao pôr do sol

por Victor Caprioli de Freitas
0 comentários
encenacao-da-paixao-de-cristo-no-morro-da-cruz-tera-nova-abordagem-e-ressurreicao-ao-por-do-sol

Porto Alegre e Rio Grande do Sul A 66ª edição da Paixão de Cristo do Morro da Cruz acontece nesta Sexta-Feira Santa (18), a partir das 14h30, em Porto Alegre. Haverá cerimônia religiosa no Santuário São José do Murialdo (rua Vidal de Negreiros, 550, esquina rua 1º de Março).

A partir das 15h30, começa a encenação, em frente à igreja, seguida pela procissão de 1,5 quilômetro rumo ao alto do Morro da Cruz. Lá ocorre a crucificação e a ressurreição de Jesus Cristo. 

Abordagem ecológica

Cerca de 60 moradores do bairro estarão no evento, como soldados romanos e habitantes da Palestina. Além disso, a encenação da Paixão de Cristo está alinhada com a Campanha da Fraternidade 2025.

Nesta edição, a temática será Fraternidade e Ecologia Integral, representada por jovens do Grupo Teatral Núcleo Cultural Murialdo. No ato, serão abordados cuidados com o meio ambiente e a necessidade de evitar problemas climáticos.

Elenco

Participam da Paixão de Cristo mais de 120 pessoas, sob a direção de Camilo de Lélis. Aldacir Oliboni, no papel de Jesus Cristo; Joana Cambeses como Maria, mãe de Jesus; Danny Griss no papel de Rei Herodes; Jairo Klein interpreta Pôncio Pilatos; João Lima é o Arcanjo Miguel; Rodrigo Kão no papel de Judas Iscariotes e alegoria da Morte que tenta levar consigo o Filho de Deus.

A atriz e cantora Denizeli Cardoso interpreta Veronica e o músico Eduardo Nascimento, São Pedro. Artistas circenses e bailarinos fazem as cenas do Palácio de Herodes e As tentações no Deserto. A narração do espetáculo está a cargo de Wagner Santos, ator que surgiu na comunidade do Morro da Cruz.

Novidades

A população pode se inscrever para carregar a cruz de Cristo durante alguns metros do trajeto, a coreografia dos soldados romanos durante a subida da procissão recebeu novos detalhes e a comunidade do bairro fará performance sobre o meio ambiente. O encerramento do evento está programado para que a ressurreição de Jesus – em um elevador de seis metros de altura -aconteça na hora do pôr do sol.

A realização da encenação da Paixão de Cristo é da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, junto com o Santuário São José do Murialdo e a Cia. Teatral Face&Carretos.

Programação

14h30  – Mensagem da Paixão (interior da igreja)
15h30 – Benção da macela e início da encenação em frente à igreja
16h15 – Procissão – subida da encenação apela rua Santo Alfredo
18h – Crucificação/Ressurreição (alto do morro)

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.