O Governo do Estado apresentou, na segunda-feira (1º), o conjunto de ações que a Sedac (Secretaria da Cultura) está preparando para marcar os 400 anos das Missões. A celebração ocorre em 2026.
O governador Eduardo Leite fez o anúncio em um painel na 48ª Expointer, em Esteio, na Região Metropolitana. A atividade ocorreu na Arena do Governo, no Pavilhão Internacional.
Ao todo, o governo do Estado destinou R$ 50 milhões em junho para a região. Mais informações podem ser obtidas na página dos 400 anos.
“Nas Missões, a partir da interação do povo originário com os europeus, a nossa formação como povo gaúcho começou a tomar forma, seguindo depois com a contribuição de tantas outras etnias. Nesta data tão significativa de 400 anos, estamos promovendo o reforço da identidade cultural do Estado e desenvolvendo o potencial econômico e turístico da região, por meio de ações e obras transformadoras”, destacou o governador Eduardo Leite.
Redescobrir o patrimônio
O aniversário homenageia o início, em 1626, de um processo histórico que colocou em contato jesuítas europeus e os povos indígenas guaranis. A programação pretende atrair visitantes de todo o país e do exterior.
O Governo do Estado prepara uma agenda com arte, música, turismo, religiosidade e história. “Será uma oportunidade para redescobrir esse patrimônio centenário, visitar cenários emblemáticos como as Ruínas de São Miguel das Missões – Patrimônio Mundial pela Unesco – e mergulhar nas tradições que moldaram a identidade do povo gaúcho”, disse o governo.