Estudantes de Osório conquistaram prêmio científico. A premiação foi para alunos do IFRS Campus Osório que faturaram o Prêmio Jovem Talento Gaúcho 2025. A premiação, promovida pela Secretaria de Inovação,…
Estudantes de Osório conquistaram prêmio científico. A premiação foi para alunos do IFRS Campus Osório que faturaram o Prêmio Jovem Talento Gaúcho 2025.
A premiação, promovida pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) do Rio Grande do Sul, reconhece anualmente alunos de escolas públicas que se destacaram em competições científicas nacionais e internacionais.
Marcella Gonçalves dos Santos, ex-aluna do curso de Administração integrado ao ensino médio, e Natalia de Abreu Euzebio, aluna do mesmo curso, receberam o prêmio durante a South Summit Brazil, realizada em Porto Alegre.
O evento contou com a presença de autoridades como o secretário da Sict, Luís Lamb, e a secretária da Educação, Raquel Teixeira.
As estudantes foram reconhecidas por seu projeto de pesquisa intitulado “Estudo de extratos aquosos na inibição do agente causal do fungo que provoca a doença do tronco da videira”.
O estudo, orientado pela professora Flávia Twardowski, pró-reitora de Pesquisa e Inovação do IFRS, investigou o uso de extratos vegetais, como alho, cravo e canela, para combater o fungo Neofusicoccum parvum, causador da podridão descendente em videiras.
Estudantes de Osório
O projeto já havia sido premiado com medalha de ouro na Science Busker Festival, realizada na África em julho de 2024.
Este é o quinto ano consecutivo que ela e suas orientandas recebem o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, consolidando a tradição de excelência científica do IFRS Campus Osório.