Lar Porto Alegre ETAs voltam a operar em Porto Alegre após restabelecimento da energia

ETAs voltam a operar em Porto Alegre após restabelecimento da energia

por Victor Caprioli de Freitas
0 comentários
etas-voltam-a-operar-em-porto-alegre-apos-restabelecimento-da-energia

Porto Alegre e Rio Grande do Sul As ETA (Estações de Tratamento de Água) Moinhos de Vento, Menino Deus, São João e Belém Novo voltaram a operar nesta terça-feira (1º), em Porto Alegre. O restabelecimento da energia elétrica ocorreu durante a madrugada e início da manhã.

A ETA Tristeza não foi afetada pelo temporal de segunda-feira (31). Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), até as 11h, a estação que atende às Ilhas permanecia desligada devido à falta de luz.

Regiões onde há falta no fornecimento de água devido à queda na energia elétrica receberam abastecimento com caminhões-pipa do Dmae.

“Priorizamos o abastecimento dos locais com prestação de serviços essenciais, como estabelecimentos de saúde, casas de repouso, asilos e escolas”, afirma a diretora de Tratamento e Meio Ambiente do Dmae, Joice Becker.

Após o restabelecimento da luz, o retorno da água é gradual. Por isso, as áreas mais distantes e/ou altas do sistema ainda podiam ter desabastecimento ao longo do dia.

Dupla alimentação

Em nota, a prefeitura alegou que as ETAs Moinhos de Vento, São João e Menino Deus contam com dupla alimentação de energia, contratada pelo Dmae junto à CEEE Equatorial.

“O custo mensal da operação é de cerca de R$ 1,5 milhão. Mesmo assim, todas as fases disponibilizadas às estações ficaram fora de operação após a chuva”, diz o comunicado.

O que diz a CEEE Equatorial

Contatada pelo Agora RS, a concessionária emitiu a seguinte resposta:

“A CEEE Equatorial informa que a dupla alimentação de energia para as Estações de Bombeamento do DMAE vem sendo debatida desde o ano passado.

Em uma reunião no mês passado, o DMAE solicitou estudos adicionais ao que fora solicitado anteriormente, incluindo todas as EBAPs e mais estações prioritárias, para que tenham redes elétricas com caráter de exclusividade a partir de duas subestações distintas.

Na manhã desta terça-feira (01), foram apresentadas ao DMAE essas alternativas, e novos ajustes nas soluções propostas foram solicitados. Dessa forma, a CEEE iniciou imediatamente as atualizações dos estudos e orçamentos e encaminhará novamente, ainda esta semana, o resultado para manifestação da Autarquia”.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.