A pista central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, será palco, em 30 de agosto, da quinta edição da Ópera Gaúcha. Neste ano, o espetáculo musical apresentará o inédito O legado de um povo. O evento começará às 19h30.
Criado para ser uma celebração das raízes, da cultura e da força coletiva do povo do Rio Grande do Sul, o espetáculo une tradição e inovação, arte e tecnologia. O legado de um povo exalta o campo, a indústria, a cultura e a inovação como motores do desenvolvimento do Estado.
Idealizado por Marquinhos Kroeff em 2017, como parte da comemoração das 40 edições da Expointer, o projeto se consolidou como uma das atrações mais aguardadas da feira. São cerca de 200 profissionais envolvidos na produção e execução do espetáculo.
Novidades
A edição deste ano apresenta duas novidades: a estreia de uma banda ao vivo, com oito músicos sob direção musical de Gustavo Brodinho, e um novo palco de mais de 500 metros quadrados, construído exclusivamente para o evento. O elenco vai contar com grandes nomes da música, da televisão, do rádio e da cultura do RS. Entre eles: Ernesto Fagundes, Neto Fagundes, Anomar Danúbio Vieira, Shana Müller, José Alberto Andrade, Luiza Barbosa e Juliana Spanevello.
Uma das atrações é a dança. Os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Rancho da Saudade e Tiarayú levam ao palco coreografias que celebram a alma tradicionalista em sintonia com o repertório musical. Emerson Ribeiro assina a direção coreográfica, cujos movimentos traduzem em corpo a identidade de um povo que resiste, transforma e sonha.
“O que levamos ao palco é muito mais do que arte: é um grito de pertencimento de um povo que tem uma história de luta, produção, afeto e coragem. Nosso espetáculo quer emocionar, mas também lembrar que o Rio Grande do Sul é feito por mãos que constroem, plantam, criam e sonham”, destaca o diretor e roteirista Sir da Cunha, conhecido como Kako.
A infraestrutura da montagem conta com mais de 30 toneladas de equipamentos, incluindo telões de LED, 60 moving lights, sistema de som de última geração, microfones sem fio, câmeras 4K, drones, efeitos especiais e até um guindaste cenográfico. Toda essa engrenagem cênica é conduzida por uma equipe técnica de ponta com mais de 30 técnicos. A produção executiva é de Marquinhos Kroeff.
A entrada terá acesso liberado para quem está dentro do Parque de Exposições.
Serviço
- O quê: Ópera Gaúcha na Expointer, com o espetáculo O legado de um povo
- Quando: 30 de agosto, às 19h30
- Onde: Pista Central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio