A edição de 2025 da Expointer reunirá 6.696 animais no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro. O número é resultado da soma de 5.107 animais de argola e 1.589 rústicos — estes últimos utilizados em julgamentos, leilões, provas e vendas diretas.
O volume de animais rústicos representa um crescimento de 18,2% em relação a 2024, de acordo com dados oficiais do governo estadual. Se considerada a comparação global com o total de inscritos no ano passado (4.802), o avanço é de 39,44%.
No entanto, esse dado teve impacto pela ausência de aves e pássaros na edição anterior. Os animais acvabaram vetados devido à emergência zoossanitária causada pela gripe aviária e pela doença de Newcastle.
Descontando as aves, a edição de 2025 ainda apresenta aumento de 20,18% no total de inscrições. Um dos principais destaques, de acordo com o comissário-geral da feira, Pablo Charão, foi o crescimento expressivo das inscrições de equinos da raça Crioula. O aumento chega a 143% em relação a 2024. Também houve incremento de 70% nas inscrições de coelhos, impulsionadas pela feira de filhotes.
Entre os bovinos de corte, o número de rústicos das raças Hereford e Braford cresceu 65% em relação ao ano passado. O que, para os promotores, reforça a relevância das raças no setor produtivo e nas competições da Expointer.