Lar GeralFesta Colonial de Canela exalta tradições, sabores e memórias do interior gaúcho

Festa Colonial de Canela exalta tradições, sabores e memórias do interior gaúcho

por Agora RS
0 comentários
festa-colonial-de-canela-exalta-tradicoes,-sabores-e-memorias-do-interior-gaucho

A 31ª Festa Colonial de Canela segue até o dia 27 de julho na Praça João Corrêa. O evento busca valorizar as raízes da cidade e conta com a participação ativa de famílias do interior de Canela. Algumas delas presentes desde a primeira edição do evento.

Desfile Raízes da Terra

Um dos grandes destaques da programação é o empolgante Desfile Raízes da Terra, que ocorreu neste sábado e volta a acontecer nos dias 26 e 27, às 15h. Trata-se de um espetáculo cultural que homenageia os povos que colonizaram Canela – italianos, alemães e portugueses – unidos à força do povo gaúcho.

Com música, dança, figurinos típicos, encenações e elementos cenográficos, o público é conduzido a uma viagem no tempo, que resgata a chegada dos imigrantes à região e sua contribuição para os costumes e tradições da cidade, saindo da Catedral de Pedra até a Praça João Corrêa, onde o elenco se junto ao público e os carros seguem Avenida Osvaldo Aranha a fora.

Gastronomia

Outro ponto da Festa é a gastronomia do interior. Além dos clássicos pães e cucas saídos direto do forno a lenha, os visitantes podem provar outras iguarias, como o bolinho de batata-doce recheado, o pastel de pinhão e a fortaia.

A produção artesanal dos agricultores locais também pode ser apreciada na feira de produtos coloniais, com queijos, embutidos, doces, conservas.

Outras atrações

A Feira do Artesanato, com peças também produzidas por moradores de Canela está encantando o público.

A Festa Colonial é também um espaço de convivência, integração e solidariedade. Neste ano, a programação inclui uma feirinha de adoção de cães promovida pelo Cempra – Centro Municipal de Proteção Animal, fortalecendo o compromisso da cidade com a causa animal e oferecendo uma oportunidade para que os visitantes adotem um novo amigo de quatro patas.

O evento conta ainda com programação cultural que inclui música, teatro e dança. O espetáculo “Retratos” no sábado, às 18h30 tem direção geral de Carla Reis e direção musical de Carol Thoen, misturando poesia, humor e memória em uma viagem no tempo, revelando as raízes do povo canelense e da gente do interior.  E o show mais esperado do fim de semana será com Tchê Guri, também no sábado, às 20h.

A festa

Com entrada gratuita, a Festa ainda promove os Jogos Coloniais, que resgatam brincadeiras tradicionais como bocha, canastra e 66, incentivando a interação entre gerações.

A 31ª Festa Colonial de Canela é uma realização da Prefeitura de Canela e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela, com apresentação da rede de farmácias São João, o patrocínio da Sicredi Pioneira, Cervejaria Ambev Uniserra e vitivinícola Jolimont e o apoio das cervejarias Farol, Viking Bier e Cresol, além da marca Sicoob como colaboradora. Apoio institucional FETAG/RS, Emater/RS-Ascar e SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado. Agente Cultural: AM Produções, financiamento Pró Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Programação do fim de semana:

Diariamente:
  • 10h às 16h – Espaço Raízes: Escritores de Canela
  • 10h às 22h – Fornos a lenha (domingo até 21h)
  • 10h às 22h – Estandes dos Agricultores: Gastronomia e Agroindústria (domingo até 21h)
  • 10h às 22h – Feira de Artesanato (domingo até 21h)
Domingo, 20
  • 10h – Jogos Coloniais
  • 11h às 13h30 e 14h às 16h30  – Blasmusik – Bandinha Germânica Itinerante
  • 17h – Show musical com Amaranto (Multipalco)
  • 19h30 – Show artístico com Garfo e Bombacha (Multipalco)

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.