Lar GeralFim de semana teve Audiência Pública do Plano Diretor de Porto Alegre

Fim de semana teve Audiência Pública do Plano Diretor de Porto Alegre

por Agora RS
0 comentários
fim-de-semana-teve-audiencia-publica-do-plano-diretor-de-porto-alegre

Ocorreu neste sábado (9), no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, a audiência pública do Pdus (Plano Diretor Urbano Sustentável) e da Luos (Lei de Ocupação do Solo) do município. Objetivo era apresentar e discutir a proposta junto da população.

O encontro é a última etapa de contribuições ao projeto final antes do envio à Câmara. Houve apresentação das regras de participação e da proposta detalhada do Plano Diretor. Em seguida, o público teve momento para manifestações orais, com 118 participações.

Um dado chamou atenção. Das 3 mil inscrições virtuais que o evento recebeu, 1.517 pessoas estiveram presentes. Mesmo assim, o dia foi de animosidade e público dividido entre vários temas, com direito a vaias ao prefeito Sebastião Melo.

Quem não foi pode participar pela internet. A prefeitura recebe contribuições e sugestões para revisão do Plano pelo e-mail [email protected]

Batalha judicial

A audiência necessitou de autorização do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) para acontecer. A decisão, assinada na noite de sexta-feira (8), às vésperas do evento, suspendeu a liminar da 5ª Vara Federal que havia cancelado o evento a pedido do CAU/RS (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul).

O conselho alegava irregularidades na composição do CMDUA (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental). Dentre elas, falta de transparência no acesso a documentos da revisão do plano.

Na decisão, Silveira afirmou que a audiência é apenas uma etapa do processo de revisão e que sua suspensão traria prejuízos imediatos à ordem e à economia públicas, com desperdício de recursos e frustração de milhares de inscritos.

O plano diretor

O Plano Diretor é um instrumento participativo de planejamento urbano de Porto Alegre. A audiência pública é a etapa final e obrigatória do processo legislativo e participativo.

A proposta do novo Plano Diretor Urbano Sustentável é pautada por cinco objetivos centrais que devem guiar as discussões sobre os próximos anos em Porto Alegre. São eles:

  • Adaptar às mudanças climáticas e zerar as emissões;
  • Qualificar os espaços públicos e potencializar a utilização do Guaíba;
  • Reduzir o tempo de deslocamento das pessoas em trajetos diários;
  • Reduzir o custo da moradia e garantir o acesso de todos à cidade;
  • Fortalecer o planejamento urbano com base em dados e economia urbana. 

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.