O FRAPA (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre) divulgou, na noite de sexta-feira (7), os vencedores de sua 13ª edição. Considerado o maior evento do gênero da América Latina, o festival reuniu centenas de roteiristas e profissionais do audiovisual na Capital gaúcha. O festival ocorreu entre os dias 3 e 7 de novembro, com atividades na Casa de Cultura Mario Quintana e em outros espaços do Centro de Porto Alegre.
A programação contou com oficinas, masterclasses, debates e mostras gratuitas, que atraíram tanto profissionais do setor quanto o público interessado em cinema e narrativa audiovisual.
Principais vencedores
No Concurso de Roteiros, os destaques foram o paulista “Revide”, de Gael Bérgamo, premiado como Melhor Roteiro de Longa-Metragem, e o baiano “Riacho de Areia”, de Ana do Carmo, Aída Esther Bueno, Larissa Barbosa, Luiz Guilherme Assis e Rayane Teles, eleito Melhor Piloto de Série.
Entre os argumentos, “O Cheiro da Árvore” (RJ), de Débora Backes, venceu como Melhor Argumento de Ficção, enquanto “Toshi Voltou do Japão” (SP), de Marcos Yoshi, foi premiado como Melhor Argumento de Documentário.
Na Mostra Competitiva de Curtas, o grande vencedor foi “VBP (Vacas Brancas Preguiçosas)”, de Asaph Luccas (SP), que levou Melhor Roteiro, Diálogo e o prêmio do Júri Popular. Outros premiados foram “Quando eu for Grande?” (PR), de Mano Cappu, com Melhor Título, e “BELA LX-404” (RJ), de Luiza Botelho, com Melhor Final.
Destaques da programação
A edição de 2025 teve sessões especiais de “O Agente Secreto”, com a presença do cineasta Kleber Mendonça Filho, e debates com nomes de destaque do audiovisual brasileiro. Participaram também os roteiristas da nova série “Ângela Diniz: Assassinada e Condenada”; e autores da série Tremembé, entre eles Juliana Rosenthal, Vera Egito e Ulisses Campbell. O roteirista Braulio Mantovani também esteve presente e apresentou um estudo de caso sobre a minissérie Pssica.
O FRAPA 2025 é uma realização da Coelho Voador e Epifania Filmes, com financiamento da Lei Paulo Gustavo, Iecine (Instituto Estadual de Cinema), Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. O festival tem direção-geral de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.