A previsão para os próximos dias indica mudanças importantes no clima do Rio Grande do Sul. Conforme o Boletim Integrado Agrometeorológico 17/2025, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Emater/RS-Ascar e Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz), uma frente fria alterará o tempo e provocará a primeira onda de frio significativo do outono.
Nesta sexta-feira (25) e no sábado (26), o tempo seguirá estável e com temperaturas amenas em todo o Estado, sem previsão de chuva significativa.
O cenário muda no domingo (27), quando a passagem de uma frente fria pelo oceano deve provocar chuvas mais regulares nas regiões Norte, Alto Uruguai, Missões, Campos de Cima da Serra, Serra, Litoral Norte e Metropolitana. Nas demais áreas, a previsão é de chuva fraca e isolada.
Massa de ar frio trará mínimas abaixo de 5°C em várias regiões
Conforme o boletim, na segunda-feira (28), a frente fria ainda influencia o clima, mantendo a instabilidade em parte do território gaúcho. A partir deste dia, uma massa de ar frio avançará sobre o Estado, derrubando as temperaturas.
As regiões de Campos de Cima da Serra, Serra, Campanha e Fronteira Oeste podem registrar mínimas abaixo de 5°C entre segunda (28) e terça-feira (29). As manhãs serão de frio intenso, e a sensação térmica poderá ser ainda mais baixa.
Na terça-feira (29), o tempo volta a ficar firme, sem previsão de chuvas expressivas. Mas a quarta-feira (30) será marcada pela gradual elevação das temperaturas, já com a massa de ar frio perdendo força.
Acumulados de chuva seguem baixos no RS
O prognóstico para a semana indica que os volumes de chuva continuam reduzidos na maioria das regiões, variando entre 2 mm e 20 mm. Nas áreas do Norte, Alto Uruguai, Missões, Campos de Cima da Serra e Litoral Norte, os acumulados poderão ultrapassar os 20 mm, especialmente em pontos isolados.
Apesar da instabilidade prevista para o domingo e a segunda-feira, o restante da semana será de predomínio de tempo firme e marca a chegada efetiva do frio no Rio Grande do Sul.