A previsão do tempo indica o retorno da instabilidade em grande parte do Rio Grande do Sul ao longo dos próximos dias. O cenário começou a se formar a partir desta quinta-feira (2), com a instabilidade que atua no Noroeste gaúcho devido ao transporte de umidade.
Na sexta (3) e sábado (4), efeitos de circulação atmosférica reforçam as condições para chuva em praticamente todas as regiões. A partir de domingo (5), a aproximação de uma frente fria deve intensificar os volumes de precipitação e provocar mudanças mais significativas nas temperaturas.
Chuva ganha força entre domingo e terça-feira
Conforme a previsão estendida, os dias 5 (domingo), 6 (segunda) e 7 (terça-feira) terão maior impacto da frente fria, com chuvas em todas as regiões do Estado. Os maiores volumes devem ocorrer no Extremo Sul no domingo, enquanto na segunda e terça a precipitação se espalha por todo o território gaúcho.
A quarta-feira (8) deve marcar o início da estabilização do tempo na metade Sul e na região Central. No entanto, ainda há previsão de chuva no Noroeste, com tempo firme nas demais áreas.
Volumes de chuva e temperaturas
Os volumes de chuva previstos para os próximos dias variam entre 30 mm e 100 mm na maior parte do Rio Grande do Sul. Na Fronteira Oeste, os acumulados podem ultrapassar os 100 mm. Já no Nordeste e Sudeste do Estado, os volumes devem ser menores, não passando dos 50 mm.
As temperaturas tendem a subir gradualmente a partir do dia 3 de outubro. Entre os dias 6 e 8, porém, a tendência é de queda, com declínio mais acentuado nas regiões da Metade Sul e da Serra.