Frio e nevoeiro no RS continuam predominando no início desta semana em diversas regiões do estado, especialmente após um fim de semana gelado sob a influência de um sistema de alta pressão associado a uma massa de ar frio de forte intensidade.
O fenômeno proporcionou as menores temperaturas do ano no território gaúcho.
No sábado, os termômetros marcaram -2,1ºC em Pinheiro Machado, no Sul do estado.
No domingo, o destaque foi São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, que registrou -2,7ºC. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, o frio também persistiu, com mínimas de 5ºC em ambos os dias.
Durante o fim de semana, o sol apareceu com força em quase todo o RS, apesar da presença de nuvens altas do tipo Cirrus, comuns em camadas superiores da atmosfera.
Frio e nevoeiro no RS
No entanto, um elemento chamou atenção: o nevoeiro costeiro que encobriu partes dos litorais Sul e Norte, além da Lagoa dos Patos, onde a névoa persistiu durante quase todo o dia.
Para esta segunda-feira (7), a MetSul Meteorologia prevê tempo firme em boa parte do estado, com céu claro e sol predominante na Metade Norte.
Já no Oeste e no Sul, há aumento de nebulosidade e possibilidade de chuva isolada no fim do dia, especialmente entre Livramento e Uruguaiana.
O início da manhã será marcado por nevoeiro denso, especialmente nas regiões Sul, Centro e Leste, como na Grande Porto Alegre.
Em algumas áreas, a visibilidade reduzida pode se estender até a tarde ou mesmo durar todo o dia.
As temperaturas seguem baixas, variando de 5ºC a 10ºC na maioria das regiões.
No entanto, em áreas de maior altitude, como novamente São José dos Ausentes, mínimas próximas de 0ºC são esperadas. Durante a tarde, o clima será mais ameno, com máximas entre 18ºC e 22ºC na maioria das cidades gaúchas.