Lar Policial Gabriel Souza prestigia posse da nova presidência da Famurs e destaca trabalho de reconstrução do Estado

Gabriel Souza prestigia posse da nova presidência da Famurs e destaca trabalho de reconstrução do Estado

por Caroline Barrufi
0 comentários
gabriel-souza-prestigia-posse-da-nova-presidencia-da-famurs-e-destaca-trabalho-de-reconstrucao-do-estado

Notícias/Economia

Gabriel Souza prestigia posse da nova presidência da Famurs e destaca trabalho de reconstrução do Estado

Gabriel Souza prestigia posse da nova presidência da Famurs e destaca trabalho de reconstrução do Estado

Por Redação

Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem

O vice-governador participou, na manhã desta quarta-feira (7/5), da posse da nova gestão da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para 2025/2026. A cerimônia ocorreu dentro da programação do 43° Congresso dos Municípios, promovido pela entidade, no parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (Accie), no Norte do Estado. 

A prefeita reeleita de Nonoai, Adriane Perin, assumiu oficialmente a presidência da Famurs, tornando-se a primeira mulher a comandar a entidade em 48 anos de história. A presença feminina no cargo máximo da federação foi celebrada por Gabriel como símbolo de avanço e representatividade. “Nós ficamos muito felizes em ver mais uma vez a mulher gaúcha conquistando espaços na política do nosso Estado. A presidência da Famurs é um espaço nobre de fala e de empoderamento. A prefeita Adriane marcará história e abrirá espaço para muitas outras que ainda chegarão a esse importante cargo”, reconheceu Gabriel.  

No discurso, o vice-governador também destacou que, a partir das reformas que permitiram colocar as contas em dia e recuperar a capacidade de investimento, o Executivo estadual promoveu o maior conjunto de investimentos das últimas décadas, com mais R$ 10 bilhões em ações de todas as frentes, por meio dos programas Avançar e Avançar Mais. Com essas ações e recursos, o governo estadual reforçou sua política municipalista, promovendo uma série de iniciativas em diferentes áreas por meio de convênios e repasses aos municípios para impulsionar o desenvolvimento regional. 

“Já são mais de R$ 4 bilhões investidos pelo governo do Estado em rodovias por todo o Rio Grande do Sul, viabilizando acessos asfálticos a municípios e ligações inter-regionais estratégicas, fundamentais para melhorar a logística e ampliar a competitividade das empresas gaúchas. Quando iniciamos, havia 62 municípios sem acesso por asfalto. Hoje, restam apenas 11 que ainda não iniciaram as obras ou os projetos. Aqui na região, por exemplo, estamos finalizando o projeto da ligação entre Água Santa e Tapejara, com previsão de início no segundo semestre”, explicou Gabriel. 

Diante dos desafios provocados pelas enchentes de maio de 2024, o vice-governador destacou a atuação firme das prefeituras e reafirmou o compromisso do Estado com a reconstrução por meio do Plano Rio Grande, o maior conjunto de ações já realizadas para recuperação e preparação do RS com relação a eventos climáticos extremos. O Plano Rio Grande é um programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

“Há exatamente um ano, esse mesmo local servia de ponto de arrecadação de mantimentos para as vítimas da maior tragédia climática da história do Estado. Vivemos dias difíceis, mas também mostramos a força do povo gaúcho e a união entre Estado, municípios e sociedade. Um ano depois, o Rio Grande do Sul está de pé, firme e com esperança renovada. Sob a liderança do governador Eduardo Leite, seguimos reconstruindo com base no Plano Rio Grande, que prevê repasses fundo a fundo aos municípios, incentivando projetos de reconstrução e preparação para um futuro mais resiliente. Essa parceria com prefeitas e prefeitos é essencial para garantirmos um Estado mais preparado e forte frente aos novos desafios”, destacou Gabriel. 

A nova presidente disse que, durante a gestão, terá como objetivo a união dos municípios, sempre promovendo o diálogo. “Vou buscar a convergência e avançar com unidade. Nossa gestão terá posições firmes e claras, mas quando não tiver convergência, vamos trabalhar para que haja respeito”, ressaltou Adriane. Ela ainda afirmou que irá trabalhar na defesa dos interesses dos municípios, especialmente na reconstrução das cidades atingidas por desastres climáticos. 

Composição da nova diretoria  

Vice-presidentes regionais (2025/2026)

  • Alto Jacuí: João Silva (prefeito de Não-Me-Toque) 
  • Campanha: Maria dos Anjos (prefeita de Bagé)
  • Litoral Norte: Rodrigo Sousa (prefeito de Capão da Canoa)
  • Metropolitana: Carla Mendes (prefeita de Canoas)
  • Missões: Eduardo Lima (prefeito de Santo Ângelo)
  • Planalto Médio: Fernanda Rocha (prefeita de Ijuí)
  • Vale do Taquari: Leandro Farias (prefeito de Estrela) 

Conselho Fiscal (2025/2027) 

  • Titulares: João Batista (prefeito de Cacequi), Larissa Teixeira (prefeita de Tupanciretã), Marcelo Viana (prefeito de Candelária) 
  • Suplentes: Helena Duarte (prefeita de Rolante), Tiago Costa (prefeito de Alegrete), Simone Borges (prefeita de Espumoso) 

FONTE/CRÉDITOS: GOVERNO DO ESTADO

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.