Lar GeralGoverno autoriza licitação para duplicar a estrada Caminho do Meio em Viamão

Governo autoriza licitação para duplicar a estrada Caminho do Meio em Viamão

por Leonardo Severo
0 comentários
governo-autoriza-licitacao-para-duplicar-a-estrada-caminho-do-meio-em-viamao

O governo do Rio Grande do Sul autoriza, nesta quinta-feira (10), a licitação para duplicar e realizar melhorias do trecho de Viamão da Estrada Caminho do Meio. A obra abrange 11,4 quilômetros e contará com investimento de R$ 146,1 milhões oriundos do Tesouro estadual.

O anúncio será feito pelo governador Eduardo Leite no Palácio Piratini, ao lado do secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcelo Caumo. A intervenção busca qualificar o tráfego entre os municípios da Região Metropolitana e melhorar a segurança viária.

Além de Viamão, o projeto Caminho do Meio contempla trechos localizados em Porto Alegre e Alvorada. Ao todo, a obra de duplicação e requalificação viária terá 23 quilômetros de extensão e custará R$ 284,4 milhões, integralmente com recursos do governo estadual.

A duplicação da via é aguardada pela população da região há quase 20 anos, por ser um dos principais eixos de ligação entre a Capital e os municípios vizinhos. O edital de licitação deverá ser publicado nos próximos dias, com expectativa de início das obras ainda em 2025.

Em que consiste o projeto?

O projeto Caminho do Meio prevê a duplicação de vias estruturais ao longo de 23,2 km, tendo em vista as rotas diárias de deslocamento populacional realizada entre os municípios de Alvorada, Viamão e Porto Alegre, com grande número de usuários nas horas de pico. Assim, o trecho total da intervenção serve como rota alternativa da ERS-040.  

Nos últimos anos, o aumento significativo de investimentos em habitação, somado ao crescimento de veículos, acaba por saturar a via, causando longos congestionamentos e, consequentemente, o aumento no tempo de deslocamento de seus usuários. 

Essa intervenção apresenta-se como uma alternativa de acesso ao centro de Porto Alegre e ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. No município de Alvorada, além de facilitadora do transporte coletivo, fazendo viagens entre este último e Viamão, será uma alternativa de acesso a Porto Alegre através da Avenida Assis Brasil – via que atualmente apresenta fluxo intenso de veículos – na região norte da capital. Ainda, essa alternativa prevê a possibilidade de retirar o trânsito entre Alvorada e Viamão da circulação por Porto Alegre. A avenida Frederico Dhil e a estrada Caminho do Meio são também muito utilizadas no período de férias para escoar o trânsito em direção ao litoral. 

que as obras contemplam?

  • Duplicação da via;
  • Faixa para ônibus;
  • Recuo para ônibus;
  • Paradas de ônibus;
  • Canteiro Central;
  • Passeio Público;
  • Ciclovia;
  • Sinalização;
  • Acessibilidade;
  • Iluminação;
  • Drenagem.

Principais objetivos, conforme o Governo do RS

  • Duplicar até 23,2 km de via, incluindo a construção de faixa exclusiva para ônibus, canteiro central, uma ciclovia lateral com dimensões de circulação para ida e volta e passeio público em ambas laterais da via. Além de novas paradas de ônibus com recuo para embarque e desembarque, iluminação, drenagem, sinalização e paisagismo.
  • Intervir estruturalmente nas vias, de forma a qualificar o serviço de transporte público coletivo, o deslocamento de veículos, pedestres e ciclistas. As obras devem causar um forte impacto no desenvolvimento urbano e econômico das cidades contempladas, bem como na qualidade de vida da população. As alterações são capazes de trazer segurança e significativa redução dos atrasos dos transportes coletivos, bem como elevação da velocidade média do tráfego do local.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.