Lar Porto AlegreGoverno do RS considera baixo número de ocorrências após temporais

Governo do RS considera baixo número de ocorrências após temporais

por Victor Caprioli de Freitas
0 comentários
governo-do-rs-considera-baixo-numero-de-ocorrencias-apos-temporais

O governo do Estado considerou exitoso o trabalho de enfrentamento às adversidades trazidas pela passagem dos temporais no RS durante o final de semana. Conforme o executivo, foram poucas as ocorrências.

Em alguns casos, os centros de comando criados pelos executivo realizaram a remoção preventiva de pessoas em áreas de risco. Não houve feridos, óbitos, nem desaparecidos. Assim, as ocorrências se resumiram a impactos materiais.

“As medidas de preparação articuladas pelo governo do Estado, envolvendo diversos órgãos, especialmente os Gabinetes de Crise Regionalizados, denotam o amadurecimento e o significativo avanço do governo estadual no enfrentamento aos desastres e proteção da população. O engajamento das instituições parceiras foi fundamental. Além de os impactos terem sido menores, estamos mais preparados e resilientes”, afirmou o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira.

Conforme o governo do Estado, houve algumas situações de alagamento e deslizamento de terra em estradas, mas o Estado considera o número de ocorrências baixo. O executivo atribui esse êxito ao trabalho de preparação. O Estado mobilizou cerca de 1,1 mil servidores, 427 viaturas, 79 embarcações e cinco aeronaves. Além disso, o governo criou gabinetes de crise em diferentes regiões do RS. 

Nos postos de Lajeado, Santa Cruz do Sul, São Sebastião do Caí e Torres, não houve ocorrências para além da retirada preventiva de pessoas em áreas de risco. Na Serra, o Gabinete de Crise registrou dois deslizamentos de massa em rodovias de Caxias do Sul e a queda de um muro em Bento Gonçalves, mas pessoas não foram atingidas. Esse Gabinete realizou, também, a interdição preventiva de algumas rodovias.

“Nos locais onde há riscos de inundações e movimentações de massa, o Estado permanecerá com suas equipes em prontidão. Está sendo realizado, também, o levantamento dos danos sofridos até o momento pelos municípios, para fornecer o apoio necessário”, disse o governo do RS em comunicado.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.