Notícias/Saúde
Grupo Life Plus deve assumir gestão do Hospital São Vicente de Paulo
Grupo Life Plus deve assumir gestão do Hospital São Vicente de Paulo
Por Redação
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Na última quinta-feira (24), uma audiência decisiva no Fórum de Osório reuniu autoridades estaduais, municipais e representantes da sociedade civil para discutir o futuro do Hospital São Vicente de Paulo. O encontro, mediado pelo juiz Emerson Mota, decorreu a partir de um acordo firmado em novembro de 2024, durante o período de transição de governo, quando o então prefeito eleito, Romildo Bolzan Jr., expressou preocupação com a viabilidade financeira do município para assumir a dívida da desapropriação do hospital.
Durante a audiência, foi reiterada a necessidade de uma solução definitiva para a gestão do hospital, que segue sob intervenção judicial e com administração direta do Estado. Diante das limitações orçamentárias da Prefeitura de Osório, inviabilizando a desapropriação, foi apresentada como alternativa o arrendamento do hospital pelo Grupo Life Plus, de Xangri-lá, em parceria com o Instituto Ideias — proposta considerada viável por todos os presentes.
Conforme a proposta, o passivo atual do São Vicente de Paulo permaneceria sob responsabilidade da Associação, que deverá buscar acordos para quitá-lo com os recursos do arrendamento.
O vice-governador Gabriel Souza, presente na audiência, solicitou que ficasse registrado em ata o compromisso do governo estadual em manter e ampliar os serviços prestados pelo hospital. Incluindo a aquisição de novos equipamentos e a ampliação da estrutura física da instituição.
Foi acordado ainda um prazo de 90 dias para a transição da gestão à nova empresa, após o qual a intervenção judicial deverá ser extinta, segundo a proposta apresentada ao juiz Emerson Mota.
A audiência contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza, a secretária de saúde do estado Arita Bergmann, o promotor de Justiça Luís César Balaguez, procuradores do Estado e do município, o deputado estadual Luciano Silveira, o assessor parlamentar Cristiano Zart (representando o deputado federal Sanderson), Marco Pereira (presidente da Associação São Vicente de Paulo), o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Jr., além de representantes do Hospital Life Plus e do Instituto Ideia.
FONTE/CRÉDITOS: Lucas Filho