Lar Notícias do litoralGrupo Maçambique de Osório vai desfilar no Carnaval do RJ e de POA

Grupo Maçambique de Osório vai desfilar no Carnaval do RJ e de POA

por 1
0 comentários
grupo-macambique-de-osorio-vai-desfilar-no-carnaval-do-rj-e-de-poa

Grupo Maçambique de Osório é destaque no enredo da Portela e vai desfilar no Carnaval do RJ e de Porto Alegre

A cultura osoriense ganha projeção nacional com a presença do tradicional grupo Maçambique de Osório em dois dos maiores desfiles carnavalescos do Brasil.

Reconhecido como um dos grupos de congada mais antigos do país, o Maçambique, ligado ao Quilombo do Morro Alto — que abrange Osório e Maquiné, no Litoral Norte gaúcho — foi convidado para participar do desfile da renomada Escola de Samba Portela, no Carnaval do Rio de Janeiro de 2026.

Grupo Maçambique de Osório é tema em desfile da Portela no Carnaval 2026

O convite foi oficializado por meio da professora e historiadora Dra. Fernanda Oliveira, da UFRGS, que integra a equipe de pesquisadores responsável pela sinopse do enredo da Portela.

A escola carioca, uma das mais tradicionais do país e campeã de inúmeros carnavais, levará para a avenida o tema “O Mistério do Príncipe do Bará — A Oração do Negrinho e a Ressurreição de sua Coroa sob o Céu Aberto do Rio Grande”.

O enredo destaca figuras históricas afro-gaúchas como o Príncipe Custódio Joaquim de Almeida, originário do Benim (África) e residente em Porto Alegre, além do Negrinho do Pastoreio — símbolo do sincretismo e da resistência negra no Rio Grande do Sul.

Dentro desse contexto, o grupo Maçambique terá participação em uma das alas do desfile, representando a tradição e a herança afro-gaúcha.

Grupo também será homenageado no Carnaval de Porto Alegre

A repercussão positiva se estende também para o Carnaval de Porto Alegre.

Durante reunião no gabinete do prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, o sambista e mestre de bateria Vitor Hugo Narciso, o Mestre Gavião, confirmou o convite para que o Maçambique também desfile pela Escola de Samba Gaviões da Vila Isabel no Carnaval de 2027.

O enredo da escola porto-alegrense trará como tema central a história da Rainha Ginga, do próprio grupo Maçambique e da cidade de Osório, promovendo novamente a valorização das raízes africanas e quilombolas do Litoral Norte.

A reunião contou com a presença do vice-prefeito Ed Moraes, da dançante Jaira Soares, do dançante Patrique Francisco, do Rei Congo João Batista Rodrigues, da Rainha Ginga Francisca Dias e do antropólogo Iosvaldyr Bittencourt Júnior.

Reconhecimento nacional à tradição quilombola do Litoral Norte

O prefeito Bolzan Júnior destacou a importância do reconhecimento nacional da tradição local. “É um fato extremamente importante e relevante.

Ressalta e valoriza a nossa cultura, a nossa tradição, a nossa cidade, o nosso movimento cultural para o mundo”, afirmou.

Já o antropólogo Iosvaldyr Bittencourt lembrou que a história das congadas está inserida na narrativa que será apresentada pela Portela, exaltando a negritude gaúcha e a memória ancestral.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.