O GAECO/MP-RS (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul) prendeu preventivamente, na manhã desta quinta-feira (18), um homem. Ele é investigado por ameaças, coação no curso do processo e intimidações contra autoridades públicas no Estado.
A operação também incluiu o cumprimento de mandado de busca e apreensão, com apoio do Batalhão de Choque da Brigada Militar.
De acordo com o Ministério Público, o investigado teria enviado mensagens com conteúdo ofensivo e intimidador. Essas mensagens foram enviadas por meio de aplicativos de comunicação para diversas vítimas, incluindo um magistrado do Poder Judiciário do RS. O objetivo seria interferir no andamento de processos judiciais em que o suspeito figura como parte interessada.
Com base nas apurações, o GAECO obteve autorização judicial para medidas cautelares, entre elas o acesso aos dados de aparelhos eletrônicos apreendidos durante a operação.
Por se tratar de uma investigação em andamento, e por razões de segurança institucional, o Ministério Público afirma que vai manter detalhes do caso sob sigilo.