Lar GeralHUSM e Conab lançam chamada pública para compra de mais 55 toneladas de alimentos da agricultura familiar

HUSM e Conab lançam chamada pública para compra de mais 55 toneladas de alimentos da agricultura familiar

por Agora RS
0 comentários
husm-e-conab-lancam-chamada-publica-para-compra-de-mais-55-toneladas-de-alimentos-da-agricultura-familiar

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e o HUSM-UFSM (Hospital Universitário de Santa Maria) lançaram uma nova Chamada Pública. A parceria irá adquirir 55 toneladas de produtos orgânicos e processados da agricultura familiar. O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (8).

O objetivo é ampliar a oferta de alimentos à unidade hospitalar. Além disso, a Instituição também recebeu cerca de 470 kg de hortifrutigranjeiros contratados por meio de acordo assinado em maio, decorrente de uma Chamada Pública anterior.

Acordo de Cooperação Técnica

O chamamento para aquisição de alimentos da agricultura familiar faz parte do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o HUSM-UFSM, a Conab e a Ebserh, em julho do ano passado. Agora, ele passa por ampliação. O novo acordo inclui 30 produtos, alcançando o valor aproximado de R$ 1,1 milhão.

A parceria prevê aquisição de grãos, laticínios, massas e outros alimentos oriundos da agricultura familiar. O objetivo é compor o cardápio de pacientes e acompanhantes do Hospital Universitário de Santa Maria.

“Começamos essa parceria no ano passado com o HUSM, a fim de fazer uma mobilização nacional para que toda a rede pública federal de saúde passasse a comprar pelo menos 30% da sua alimentação da agricultura familiar. Dessa forma, garantimos mercado a quem produz, ao mesmo tempo em que asseguramos alimentação fresca e saudável a quem precisa dessas refeições. Esse é o conceito ampliado de saúde que queremos estimular em todo o país”, afirmou presidente da Conab, Edegar Pretto.

A iniciativa visa também contribuir para a implementação de uma política pública que articula saúde, abastecimento e desenvolvimento rural. Isso por meio da modalidade CI (Compra Institucional) do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

“Para o Hospital Universitário de Santa Maria, é uma honra e um orgulho ter sido escolhido para participar desse projeto piloto. Nós estamos satisfeitos com a variedade e a qualidade da alimentação proveniente da agricultura familiar, e já notamos uma grande melhora nas refeições. Precisamos que o Sistema Único de Saúde atue como motor da economia, com a distribuição da riqueza e a descentralização de recursos para aqueles que fazem o dia a dia do país, como os pequenos agricultores. São eles que fazem nossa economia girar, geram renda, produzem riquezas e fazem o Brasil se desenvolver como um país forte e com futuro”, declarou o superintendente do HUSM-UFSM, Humberto Palma.

A chamada prevê compra de diferentes produtos, incluindo arroz convencional e orgânico, feijões preto e carioca, farinha de milho, farinha de trigo integral, mandioca, leite integral, desnatado e sem lactose, iogurtes, macarrão, sucos, geleias e doces de frutas, achocolatados, molhos e extratos de tomate, além de pescados, panificados e outros itens que compõem uma alimentação nutritiva e diversificada.

Primeira Chamada

O Acordo de Cooperação Técnica, firmado em julho de 2024, teve a primeira Chamada Pública de hortifrutigranjeiros publicada em março de 2025. Em 16 de maio, foi assinado o contrato com a Unicentral (Central de Cooperativas da Agricultura Familiar), organização que teve sua proposta vencedora na licitação. A partir de junho deste ano, os alimentos oriundos de nove cooperativas da agricultura familiar da região começaram a ser recebidos pelo HUSM, com entregas sendo realizadas três vezes por semana.

A convocatória anterior pactuou a entrega de cerca de 108 toneladas de alimentos. A iniciativa contemplou 28 variedades de frutas, legumes e verduras cultivados por agricultores familiares ao longo de 12 meses. Ao todo, a iniciativa contribuiu para oferta de aproximadamente 470 mil refeições no hospital durante o período. O valor do investimento é de cerca de R$ 845 mil, com recursos descentralizados do Ministério da Educação, repassados via Ebserh.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.