A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e o HUSM-UFSM (Hospital Universitário de Santa Maria) lançaram uma nova Chamada Pública. A parceria irá adquirir 55 toneladas de produtos orgânicos e processados da agricultura familiar. O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (8).
O objetivo é ampliar a oferta de alimentos à unidade hospitalar. Além disso, a Instituição também recebeu cerca de 470 kg de hortifrutigranjeiros contratados por meio de acordo assinado em maio, decorrente de uma Chamada Pública anterior.
Acordo de Cooperação Técnica
O chamamento para aquisição de alimentos da agricultura familiar faz parte do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o HUSM-UFSM, a Conab e a Ebserh, em julho do ano passado. Agora, ele passa por ampliação. O novo acordo inclui 30 produtos, alcançando o valor aproximado de R$ 1,1 milhão.
A parceria prevê aquisição de grãos, laticínios, massas e outros alimentos oriundos da agricultura familiar. O objetivo é compor o cardápio de pacientes e acompanhantes do Hospital Universitário de Santa Maria.
“Começamos essa parceria no ano passado com o HUSM, a fim de fazer uma mobilização nacional para que toda a rede pública federal de saúde passasse a comprar pelo menos 30% da sua alimentação da agricultura familiar. Dessa forma, garantimos mercado a quem produz, ao mesmo tempo em que asseguramos alimentação fresca e saudável a quem precisa dessas refeições. Esse é o conceito ampliado de saúde que queremos estimular em todo o país”, afirmou presidente da Conab, Edegar Pretto.
A iniciativa visa também contribuir para a implementação de uma política pública que articula saúde, abastecimento e desenvolvimento rural. Isso por meio da modalidade CI (Compra Institucional) do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).
“Para o Hospital Universitário de Santa Maria, é uma honra e um orgulho ter sido escolhido para participar desse projeto piloto. Nós estamos satisfeitos com a variedade e a qualidade da alimentação proveniente da agricultura familiar, e já notamos uma grande melhora nas refeições. Precisamos que o Sistema Único de Saúde atue como motor da economia, com a distribuição da riqueza e a descentralização de recursos para aqueles que fazem o dia a dia do país, como os pequenos agricultores. São eles que fazem nossa economia girar, geram renda, produzem riquezas e fazem o Brasil se desenvolver como um país forte e com futuro”, declarou o superintendente do HUSM-UFSM, Humberto Palma.
A chamada prevê compra de diferentes produtos, incluindo arroz convencional e orgânico, feijões preto e carioca, farinha de milho, farinha de trigo integral, mandioca, leite integral, desnatado e sem lactose, iogurtes, macarrão, sucos, geleias e doces de frutas, achocolatados, molhos e extratos de tomate, além de pescados, panificados e outros itens que compõem uma alimentação nutritiva e diversificada.
Primeira Chamada
O Acordo de Cooperação Técnica, firmado em julho de 2024, teve a primeira Chamada Pública de hortifrutigranjeiros publicada em março de 2025. Em 16 de maio, foi assinado o contrato com a Unicentral (Central de Cooperativas da Agricultura Familiar), organização que teve sua proposta vencedora na licitação. A partir de junho deste ano, os alimentos oriundos de nove cooperativas da agricultura familiar da região começaram a ser recebidos pelo HUSM, com entregas sendo realizadas três vezes por semana.
A convocatória anterior pactuou a entrega de cerca de 108 toneladas de alimentos. A iniciativa contemplou 28 variedades de frutas, legumes e verduras cultivados por agricultores familiares ao longo de 12 meses. Ao todo, a iniciativa contribuiu para oferta de aproximadamente 470 mil refeições no hospital durante o período. O valor do investimento é de cerca de R$ 845 mil, com recursos descentralizados do Ministério da Educação, repassados via Ebserh.