O sistema de iluminação do Túnel da Conceição, em Porto Alegre, foi restabelecido na quarta-feira (3). Conforme a prefeitura, a estrutura havia sido alvo de furto na madrugada de segunda-feira (1º). Cerca de 24 metros de cabos do quadro de alimentação elétrica foram levados.
O ponto de corte ocorreu na parte externa da estrutura, comprometendo temporariamente a iluminação. Técnicos da concessionária IPSul atuaram no reparo do circuito ao longo de dois dias.
Túnel já acumula três furtos em 90 dias
Este é o terceiro caso registrado em 90 dias. Em junho, dois episódios resultaram no roubo de 72 projetores de iluminação da parte interna do túnel, que conecta a avenida Osvaldo Aranha à elevada da Conceição, entre as regiões Norte e Central da Capital. O prejuízo acumulado com os crimes já chega a R$ 65 mil.
Conforme a prefeitura, cerca de 2 mil metros de cabos já haviam sido furtados em Porto Alegre até julho deste ano. No acumulado de 2024, a perda já soma 3,4 mil metros de fios. Desde 2021, o prejuízo estimado é de R$ 255 mil.
Zona Sul ainda tem trechos sem iluminação
Na Zona Sul da cidade, equipes da IPSul seguem com a reposição de cabos em 38 postes que tiveram a fiação furtada. As ocorrências se concentram nas avenidas Cavalhada (16 postes), Eduardo Prado (4) e Adão Juvenal de Souza (18).
Até o momento, 13 postes já tiveram a iluminação reativada. A previsão é concluir o serviço até o fim da próxima semana, conforme as condições climáticas.
Como denunciar
A Prefeitura de Porto Alegre reforça a importância da participação da população para coibir esse tipo de crime. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 156 (Central do Cidadão).