A Defesa Civil estadual prevê dias de chuva no Rio Grande do Sul neste início de setembro. O órgão emitiu um boletim no sábado (30), com previsões até quarta-feira (3). Esse cenário tende a ser atualizado com a evolução do evento.
Segunda-feira (1º)
Conforme o relatório, para segunda-feira (1º), espera-se temporais isolados, com chuva pontualmente forte, raios, granizo e rajadas fortes de vento. A expectativa se deve ao avanço de uma frente fria pelo oceano, aliado ao fluxo de calor e umidade vindos do norte do país.
Assim, devem ocorrer chuvas moderadas a pontualmente fortes, com raios e temporais isolados, atuam no Oeste, Campanha, Centro, Missões e Noroeste. Já na tarde e na noite, essas instabilidades continuam atuando nessas regiões e se deslocam para o Sudeste, Vales, Norte, associadas a temporais, com rajadas de vento, pancadas fortes de chuva e granizo.
Terça (2) e quarta-feira (3)
A tendência, por fim, é que, na terça-feira (2) e quarta-feira (3), com uma frente fria estacionária aliada ao fluxo de umidade vindos do norte do país, as chuvas e as instabilidades se intensifiquem, sendo acompanhadas de temporais isolados, com raios, granizo e rajadas fortes de vento no Oeste, Missões, Centro, Campanha, Sul, Litoral, Costa Doce e Região Metropolitana de Porto Alegre.
Nessas áreas, os acumulados ficam entre 30 mm e 60 mm por dia, podendo pontualmente chegar e até ultrapassar os 100 mm ao dia no Sul, Centro, Oeste e Missões.
Situação hidrológica
Em função dos volumes de chuvas previstos para o Estado, é indicada a condição de Atenção para as cidades em amarelo no mapa hidrológico. Assim, a Defesa Civil atenta para a elevação em arroios, córregos e pequenos rios, e também recarga dos rios maiores com elevação gradual, podendo atingir cotas de atenção para inundação.
Além disso, podem ocorrer alagamentos pontuais em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas.