Lar Notícias do litoral Inmet emite 3 alertas para as próximas horas no RS

Inmet emite 3 alertas para as próximas horas no RS

por admin
0 comentários
inmet-emite-3-alertas-para-as-proximas-horas-no-rs

Alerta de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) coloca o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina em estado de atenção para as próximas horas.

Três avisos foram divulgados nesta segunda-feira (19), com diferentes níveis de severidade e abrangência, alertando para o risco de temporais, ventos fortes e alagamentos em diversas regiões do estado.

O primeiro aviso de chuvas intensas, classificado como de perigo potencial, entrou em vigor às 17h e segue até as 3h da madrugada de terça-feira (20).

Segundo o Inmet, são esperadas precipitações entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos que podem variar entre 40 e 60 km/h.

O alerta cobre as regiões Sudoeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense e Centro Ocidental Rio-grandense.

Apesar da previsão indicar um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, a orientação é de cautela.

O segundo aviso, também com grau de perigo potencial, começa às 21h desta segunda e termina ao meio-dia de terça-feira.

As condições climáticas previstas são semelhantes às do primeiro alerta, mas a área de abrangência é mais ampla, incluindo a Serrana, Noroeste Rio-grandense, Oeste Catarinense, Centro Ocidental Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Sul Catarinense, Centro Oriental Rio-grandense e novamente a Sudoeste Rio-grandense.

Já o terceiro aviso meteorológico, com grau de severidade elevado — classificado como perigo, também começa às 21h de hoje e segue até as 12h de amanhã.

Este é o mais crítico entre os três, prevendo chuvas entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia e ventos entre 60 e 100 km/h, o que eleva significativamente os riscos.

As consequências possíveis incluem queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas.

As regiões afetadas por esse aviso são o Noroeste Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense e Oeste Catarinense.

Inmet

O Inmet reforça as instruções para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.

Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia sempre que possível.

Em caso de emergência, o cidadão deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

O volume de chuva previsto, somado à força dos ventos e à extensão geográfica dos alertas, indica um cenário de risco para boa parte do território gaúcho nas próximas horas.

A população deve acompanhar os novos boletins meteorológicos e seguir as orientações das autoridades locais.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.