O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de tempestade com grau de severidade de “perigo potencial” para parte do Rio Grande do Sul. O aviso vale a partir das 18h desta segunda-feira (29) e segue em vigor até as 10h da manhã de terça-feira (30).
O alerta prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Também há risco, ainda que baixo, de cortes de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos pontuais e danos em plantações.
Regiões afetadas pelo alerta
O aviso emitido pelo INMET abrange as seguintes regiões gaúchas: Fronteira Oeste, Região Central, Região Noroeste, Região Norte, parte da Campanha e parte da Serra.
O cenário de instabilidade se deve à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, que favorece a entrada de calor e umidade da região Norte do Brasil. Além disso, o avanço de um cavado em níveis médios da atmosfera intensifica a formação de nuvens carregadas.
Conforme a meteorologia, há potencial para temporais com raios, rajadas de vento e granizo principalmente no decorrer da noite desta segunda e madrugada de terça. As áreas mais propensas aos eventos severos são o norte, centro, vales e planalto gaúcho.
O que esperar em outros estados do Sul
Além do Rio Grande do Sul, a instabilidade também se espalha por Santa Catarina e Paraná. No litoral paranaense, a previsão indica chuva fraca a moderada. Já no norte do Paraná, não são esperadas pancadas significativas de chuva, mas o calor seguirá intenso à tarde.