Lar GeralJustiça determina cassação de vereador de Sapiranga por compra de votos

Justiça determina cassação de vereador de Sapiranga por compra de votos

por Agora RS
0 comentários
justica-determina-cassacao-de-vereador-de-sapiranga-por-compra-de-votos

A Justiça determinou a cassação do diploma de vereador reeleito nas eleições municipais de 2024, em Sapiranga, no Vale dos Sinos. A decisão apontou abuso de poder econômico e compra de votos.

A publicação da decisão da Justiça Eleitoral, que se deu a pedido do Ministério Público Eleitoral, ocorreu nesta segunda-feira (21). A Justiça determinou também a inelegibilidade do vereador por oito anos, a contar da eleição de 2024. Além disso, declarou nulos os votos recebidos pelo parlamentar, e apontou para a necessidade de recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, com a devida retotalização.

A sentença reconheceu a prática de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio, com base em um conjunto de provas reunidas pelo Ministério Público. Entre as irregularidades apuradas estão o transporte ilegal de eleitores no dia da eleição, pagamentos para participação em carreata na véspera do pleito e realização de pagamentos não declarados a eleitores.

A Justiça impôs também multa de R$ 53.205,00 ao vereador, diante de sua conduta ilícita e flagrantemente dolosa.

A promotora de Justiça Priscilla Ramineli Leite Pereira, na época titular da Promotoria de Sapiranga, ajuizou a AIJE (ação de investigação judicial eleitoral) em 19 de dezembro.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.