Lar Policial Leite dá posse ao novo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul

Leite dá posse ao novo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul

por Caroline Barrufi
0 comentários
leite-da-posse-ao-novo-comandante-geral-do-corpo-de-bombeiros-militar-do-rio-grande-do-sul

Notícias/Geral

Leite dá posse ao novo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul

Leite dá posse ao novo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul

Por Redação

Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou, nesta terça-feira (6/5), a cerimônia de Passagem e Assunção do Comando-Geral da Corporação, no Complexo do CBMRS, em Porto Alegre. O coronel Eduardo Estêvam Rodrigues entregou o comando-geral do CBMRS ao coronel Julimar Fortes Pinheiro. A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite e do titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Sandro Caron.

O governador Eduardo Leite lembrou os desafios enfrentados pela corporação nos últimos anos diante das tragédias climáticas que atingiram o Estado. “Falo como governador e falo também em nome do povo gaúcho, como cidadão, sobre o enorme respeito e a admiração que temos pelos bombeiros militares, que cumpriram suas funções e missões, honrando o compromisso que assumiram diante de nossa população”, disse.

Leite também ressaltou os investimentos na segurança pública. Se somado aos recursos que foram destinados para o Sistema Penal, o valor chega a R$ 1,4 bilhão. “Desenvolvemos um programa de reformas que colocou os salários dos servidores em dia e aumentou o efetivo das forças de segurança pública. Com os investimentos em pessoal, equipamentos e materiais, conseguimos virar uma página juntos em favor dos nossos próprios servidores, que compreenderam e nos ajudaram a fazer essas mudança”, completou.

Publicidade

Ao cumprimentar todos os integrantes dos órgãos de segurança pública, do Ministério Público e do Judiciário, o secretário Caron destacou a integração que faz parte de sua gestão e também do programa RS Seguro. “O coronel Estêvam comandou esse conjunto, com muito sucesso, no momento mais desafiador que já enfrentamos. Tenho certeza de que o comando do coronel Fortes também será uma gestão coroada de sucesso. Agradeço por estarmos juntos nessa missão”, afirmou.

Caron mencionou ainda os investimentos já incorporados na SSP, em especial aqueles destinados ao CBMRS. “O Corpo de Bombeiros recebeu investimentos de R$ 316 milhões em equipamentos e pessoas, o que eleva nosso compromisso e responsabilidade em atender à população com a melhoria constante dos nossos serviços”, salientou.

O novo comandante-geral do CBMRS agradeceu seus antecessores pela dedicação, expressando seu reconhecimento a todo efetivo. “Ampliaremos nossas ações a fim de levar comprometimento e valorização da tropa. Vocês são mais do que servidores públicos de carreira, são bombeiros militares na essência do ser, que acreditam no que fazem e sempre se entregam, mesmo que isso lhes custe seu maior bem: a vida.” E o coronel Julimar acrescentou: “Este é o coroamento profissional de todos os dias felizes e difíceis que me trouxeram até aqui. Liderança é tornar os outros melhores com presença, trabalho e exemplos”.

Ao deixar o cargo, o coronel Estêvam apresentou as conquistas e homenageou os membros do CBMRS: “Busquei atender com inovação e responsabilidade o comando da corporação. Sinto-me lisonjeado de estar nesta casa onde há um ano recebíamos dezenas de ambulâncias, carros, caminhões e helicópteros de resgate, assim como centenas de bombeiros que se acantonavam em uma verdadeira missão de salvamento. Agradeço o secretário Sandro Caron pelo apoio nos desafios inimagináveis que enfrentamos.”

Coronel Fortes é natural de Santiago (RS) e tem 52 anos. Oficial de carreira do Governo do RS, o novo comandante-geral é coronel do Quadro de Oficiais do Estado-Maior do CBMRS. Iniciou na Brigada Militar em 1991 e, em 2016, com a desvinculação entre as duas instituições, migrou para o Corpo de Bombeiros Militar. Desde o início da sua trajetória, atuou em Santiago, Cacequi, Tramandaí, Canoas, Esteio, Porto Alegre e Caxias do Sul.

Concluiu o  Curso de Formação de Oficiais (CFO) em 1994 e seguiu carreira por meio do curso de Especialização de Bombeiros para Oficiais (Cebo), concluído em 1997. Especializou-se em Resgate Veicular (1997), como Tripulante Operacional de Aeronave (1998), em Administração Financeira e Orçamentária (2003), em Combate a Incêndio em Tanques Atmosféricos (2004), em Administração Policial Militar (2011), em Gestão Escolar (2014) e em Políticas e Gestão em Segurança Pública e Defesa Civil (2019).

FONTE/CRÉDITOS: Dulce Mazer/Ascom SSP

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.