Lar Porto Alegre Maio Amarelo 2025 foca na responsabilidade humana e promove ações em Porto Alegre

Maio Amarelo 2025 foca na responsabilidade humana e promove ações em Porto Alegre

por Agora RS
0 comentários
maio-amarelo-2025-foca-na-responsabilidade-humana-e-promove-acoes-em-porto-alegre

O Movimento Maio Amarelo, criado pelo ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), chega à sua 12ª edição em 2025 com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. A campanha deste ano convida toda a sociedade a refletir sobre o papel individual de cada pessoa no trânsito e a importância de atitudes conscientes para preservar vidas.

Ao adotar o termo mobilidade humana, em vez de mobilidade urbana, o Maio Amarelo amplia o foco das discussões. O trânsito não é feito de veículos e vias apenas, mas de pessoas com histórias, famílias e destinos. A proposta é colocar o ser humano no centro das decisões e ações que envolvem os deslocamentos, reforçando que a responsabilidade no trânsito é de todos — motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

José Aurélio Ramalho, Presidente do Conselho Deliberativo do ONSV e fundador do Movimento Maio Amarelo, ressalta que o objetivo é conscientizar sobre como nossas ações impactam a vida de todos ao nosso redor. Ele afirma que a mobilidade humana vai além do simples deslocamento, envolvendo o direito de todos a um trânsito seguro, inclusivo e eficiente. Para isso, é fundamental que cada um assuma a responsabilidade por suas atitudes ao dirigir, pedalar ou caminhar.

“Mais do que uma campanha, o Maio Amarelo é um chamado à consciência. A segurança no trânsito começa com escolhas simples, como respeitar a faixa de pedestres, não ultrapassar em locais proibidos, reduzir a velocidade e praticar a empatia. Cada atitude conta, cada vida importa”, afirma Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, empresa parceira histórica da mobilidade segura no Brasil.

A programação do Maio Amarelo 2025 envolve eventos em todo o país, com ações comunitárias, blitz educativas, palestras e intervenções urbanas. A campanha é coordenada nacionalmente pelo ONSV e pode ser acompanhada pelo site oficial do movimento: https://www.onsv.org.br/maioamarelo

A Smmu (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana) e a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) irão promover ações reflexivas sobre como o ritmo acelerado do cotidiano impacta a segurança no trânsito. A iniciativa faz parte da campanha Maio Amarelo 2025.

O objetivo é mobilizar a sociedade para um trânsito mais seguro, pacífico e cooperativo, buscando a redução de acidentes e fatalidades. As atividades ocorrerão por meio de jogos e brincadeiras conduzidos pela Escola Pública de Mobilidade da EPTC em terminais de ônibus e pontos estratégicos da cidade.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.