Lar Porto Alegre Mais de 1,5 mil agricultores protestam no Centro de Porto Alegre por apoio após enchentes

Mais de 1,5 mil agricultores protestam no Centro de Porto Alegre por apoio após enchentes

por Agora RS
0 comentários
mais-de-1,5-mil-agricultores-protestam-no-centro-de-porto-alegre-por-apoio-apos-enchentes

Mais de 1.500 agricultores e agricultoras familiares realizaram, nesta quarta-feira (15), uma série de caminhadas por pontos centrais de Porto Alegre. A mobilização pede melhores condições para o setor e reparações a famílias atingidas pelas enchentes de maio de 2024.

Organizado pelo MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), FETRAF-RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do RS) e MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), o ato começou ainda nas primeiras horas da manhã. O grupo se reuniu no Largo Zumbi dos Palmares e seguiu em direção ao prédio da Receita Federal, na avenida Loureiro da Silva. No local, funciona a sede estadual do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) no RS.

Os manifestantes aguardaram uma reunião com representantes do MDA. Na pauta, o anúncio de medidas concretas de apoio à agricultura familiar e à população afetada pelas enchentes. No períododa tarde, o grupo deve ir até o Palácio Piratini, sede do governo do Estado, na Praça da Matriz. A expectativa é de audiência com representantes do Executivo estadual.

Durante os trajetos, houve bloqueios parciais em vias da região central, com escolta da Brigada Militar e agentes da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). A orientação é para que motoristas evitem circular pela área ao longo do dia.

Quais são as demandas?

Entre as principais pautas estão a ampliação de políticas públicas de crédito, subsídio para recuperação da produção e infraestrutura rural, reassentamento de famílias desabrigadas, acesso à moradia digna e garantia de alimentos saudáveis a preços acessíveis.

Conforme os organizadores, a mobilização marca um ano da tragédia climática que afetou milhares de famílias e destaca que menos de 7% das moradias prometidas para o Estado foram entregues. Os movimentos também cobram participação efetiva dos atingidos na formulação das políticas públicas de reconstrução.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.