Lar GeralMARGS inaugura exposição do artista Leandro Machado

MARGS inaugura exposição do artista Leandro Machado

por Agora RS
0 comentários
margs-inaugura-exposicao-do-artista-leandro-machado

O MARGS* (Museu de Arte do Rio Grande do Sul) inaugura, no sábado (12), às 10h30, a exposição “Leandro Machado – Hospícios e balneários [é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança]”. Será um evento aberto ao público.

Esta é a primeira mostra individual de Leandro Machado apresentada pelo MARGS. A exposição traz um panorama da produção do artista desde os anos 1990 até o presente.

A exposição, que marca ainda a reabertura do 2º andar do Museu com a nova reserva técnica visível, estava programada antes da enchente de 2024. Ela vem agora a público também como parte do processo de recuperação do acervo da instituição após os danos da inundação parcial ocorrida no térreo.

Caráter político

Essa é a primeira mostra dedicada a uma compreensão mais ampla da trajetória e da produção de Machado. A seleção de obras inclui peças que integram o acervo do Museu, entre as quais aquisições recentes que serão apresentadas pela primeira vez. A curadoria é do diretor do MARGS, Francisco Dalcol, e da curadora-assistente do Museu, Cristina Barros, com produção e preparação de obras de José Eckert, do Núcleo de Curadoria, e envolvimento de todos os setores da instituição. 

Machado desenvolve sua obra transitando entre pintura, desenho, objeto, colagem, fotografia, procedimentos gráficos, apropriação, escrita, som, performance e intervenção, além de empregar a experiência do andar e do deslocamento como expediente artístico.

Nessa prática e produção diversificadas, seus trabalhos reverberam temas e questões que encontram um sentido mais amplo de urgência política. Tanto a partir da condição de artista negro e da reflexão sobre sua ancestralidade, quanto pela leitura crítica dos sistemas de poder e das relações de desigualdade social-racial. Para o título da exposição, o artista evocou um conhecido provérbio africano: “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”.

Trabalhos notórios dessa vertente são o projeto “Lojas africanas”, que se desdobra em diferentes e diversificadas obras e proposições. A série de pinturas “Henê”, na qual emprega como tinta o produto cosmético utilizado para alisar os cabelos e tingi-los de preto. E a série de monotipias “Termogravuras”, realizadas com ferro de passar à brasa, em uma espécie de performance ritualística. Esta emula, em seu processo, a memória do trabalho escravo e, na estruturação visual que resulta, a chaga dos navios do tráfico afro-atlântico de escravizados.

Saiba mais

Nascido em 1970, em Porto Alegre, Leandro Machado é formado em Artes Visuais e em Educação Artística (licenciatura), ambas pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). O artista tem especialização em Saúde Mental pela Escola de Saúde Pública do RS. Nesta, o Hospital Psiquiátrico São Pedro serviu como campo de formação durante o período de residência.

Atuando com regularidade em exposições desde 1998, tem ganhado maior alcance em anos recentes, com obras presentes em coleções e participações em importantes mostras no Brasil. Essas, discutem e refletem sobre a produção e a condição de artistas afro-brasileiros no contexto da herança da diáspora africana e das consequências da escravidão no País.

Serviço

  • Exposição “Leandro Machado — Hospícios e balneários [é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança]”
  • Quando: Inauguração no sábado (12/7), às 10h30. A exposição segue em exibição até 5 de outubro
  • Onde: 2º andar expositivo do MARGS (Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico, Porto Alegre)
  • Visitação: Terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso às 18h), com entrada gratuita

O MARGS oferece visitas mediadas para grupos e escolas, mediante agendamento prévio pelo e-mail [email protected]

*O MARGS é uma instituição da Sedac (Secretaria da Cultura). O plano de recuperação, exposições e atividades educativas do Museu conta com patrocínio direto do Banrisul e com patrocínios via Lei de Incentivo à Cultura Federal do Santander, da Hyundai e da EDP.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.